O que Galileu viu na Lua?
Olhou para o céu e viu a Lua como mais ninguém a tinha visto na época. Era “irregular, áspera, cheia de cavidades e proeminências”, descreveu Galileu Galilei.
O que Galileu viu com a luneta
Descobertas importantes foram feitas por ele no século XVII: as fases de Vênus, as quatro maiores luas de Júpiter, os anéis de Saturno e as crateras da Lua, descobertas que modificaram para sempre a visão que o homem tinha do mundo. Foi com uma simples luneta que ele desvendou as fases de Vênus.
O que observou Galileu
Em seu telescópio caseiro, Galileu observou Júpiter pela primeira vez e, primeiramente, pensou ter observado três estrelas próximas ao planeta. Nos dias seguintes, ele o observou novamente e as estrelas aparentemente tinham se movido em uma direção estranha, o que chamou sua atenção.
Como Galileu observou Vênus
No início do século XVII, Galileu Galilei observou Vénus com o telescópio e descobriu que o planeta apresentava fases, tal como a Lua. Mas há diferenças, como se pode ver nas imagens atuais, abaixo: Ao contrário da Lua, Vénus apresenta diferentes dimensões ao longo das diferentes fases.
Como Galileu via o universo
Galileu descobriu também, ao usar o seu telescópio, manchas solares e que Vênus tinha fases como a lua. Provou ainda que a Terra girava em torno do Sol, o que refutava a doutrina aristotélica vigente segundo a qual nosso planeta era o centro do universo (geocentrismo).