Que tipo de interesse Napoleão defendia?

Perguntado por: icampos4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Nesse período, a França era governada por Napoleão Bonaparte, o qual defendia os interesses da burguesia francesa.

Resposta: Napoleão defendia qual ideia revolucionária? explicação: ele defendia o nacionalismo e a defesa da autodeterminação dos povos.

Seu império foi marcado também por uma forte ação de expansão militar. Seu objetivo era derrotar as antigas monarquias absolutistas que existiam na Europa. Seus principais inimigos foram a Áustria, a Rússia e a Inglaterra.

Ao promulgar o Bloqueio Continental, em 21 de novembro de 1806, Napoleão determinava que todos os portos europeus impedissem a entrada das embarcações inglesas e, assim, pretendia fortalecer o comércio da França, imbuído do espírito iluminista da Revolução Francesa.

Com as dificuldades atravessadas durante o período final da Revolução Francesa, a alta burguesia se apoiou no jovem general Napoleão Bonaparte, figura que vinha ganhando apoio popular em razão de suas vitórias militares, para manter o poder político que havia conquistado com a Revolução.

Para tentar dominá-la, Napoleão usou a estratégia do Bloqueio Continental, ou seja, decretou o fechamento dos portos de todos os países europeus ao comércio inglês. Pretendia, dessa forma, enfraquecer a economia inglesa, que monopolizava o mercado consumidor europeu com seus produtos manufaturados.

Com o objetivo de quebrar a resistência da Inglaterra, Napoleão tentou sufocá-la economicamente proibindo os países europeus de comercializarem com os ingleses, ao decretar, em 1806, o Bloqueio Continental.

Em particular, sua vontade de ser enterrado em solo francês. "Desejo que minhas cinzas repousem nas margens do Sena, no meio desse povo francês a quem tanto amei", redigiu o imperador poucos dias antes de seu falecimento no dia 5 de maio de 1821.

O Império Napoleônico era a consolidação das instituições de poder da burguesia, e não da nobreza, passando ainda a uma ação de expansão da forma de organização social burguesa. A expansão do Império Napoleônico causou enormes atritos com os demais países europeus, quase todos representantes do Antigo Regime.

Conquista do poder
À frente do comando das tropas instaladas na Itália, Napoleão conseguiu vitórias muito importantes para seu país. Ele liderou os exércitos que derrotaram os austríacos e marchou com suas tropas para dentro da Áustria.

Napoleão Bonaparte foi imperador da França e decretou o Bloqueio Continental para arruinar a economia da Inglaterra.

Napoleão Bonaparte foi derrotado depois que Blücher e Wellington juntaram suas forças contra o francês. Na Batalha de Waterloo, as tropas de Napoleão e Wellington possuíam forças semelhantes, embora Napoleão tivesse maior poder de artilharia.

Napoleão Bonaparte coroou a si mesmo, uma demonstração de que ele não se subordinaria à Igreja Católica. Depois de coroar a si mesmo, Napoleão coroou a sua esposa, Josefina, e fez um juramento em nome do Evangelho e dos princípios da Revolução Francesa.

Os girondinos - representantes da alta burguesia, defendiam posições moderadas e a monarquia constitucional. Por sua parte, os jacobinos - representantes da média e da pequena burguesia, constituía o partido mais radical, sob a liderança de Maximilien Robespierre.