Qual a posição que Napoleão perdeu a guerra?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Usada normalmente quando uma pessoa está de quatro ou em posição genupeitoral (ajoelhado com a cara no chão, ou simplesmente de quatro), a expressão existe na língua portuguesa e é atribuída à possível posição em que o general francês Napoleão Bonaparte se encontrava num momento de derrota.

Batalha de Waterloo

A Batalha de Waterloo foi travada no dia 18 de junho de 1815 e foi a última batalha do que ficou conhecido como período napoleônico. Nela Napoleão lutou contra tropas inglesas e prussianas e foi derrotado quando um de seus comandantes cometeu um grave erro.

A Batalha de Waterloo aconteceu em 18 de junho de 1815 e ficou conhecida como a derrota final de Napoleão Bonaparte. Nessa batalha, Napoleão lutou contra as tropas lideradas pelo Duque de Wellington e por Blücher, sendo forçado a se retirar depois de ver suas tropas sucumbirem.

Napoleão foi derrotado definitivamente na batalha de Waterloo, na Bélgica em junho de 1815, vencida por tropas inglesas e prussianas.

A Era Napoleônica compreendeu o período da chegada de Napoleão Bonaparte ao poder no Consulado, em 1799, e terminou com sua derrota na Batalha de Waterloo e seu exílio na Ilha de Santa Helena, em 1815.

No total, o imperador francês lutou em mais de sessenta batalhas e perdeu muito poucas, a maioria no fim da sua carreira. O poder francês no continente foi quebrado logo após a desastrosa invasão da Rússia em 1812.

A desastrosa campanha militar na Rússia encorajou outros países europeus a reagirem contra a supremacia francesa. Em 6 de Abril de 1814 um exército formado por ingleses, austríacos, russos e prussianos tomaram Paris e capturaram Napoleão enviando-o para a Ilha de Elba.

Assim, em 1808, Napoleão decide invadir Portugal – que historicamente sempre teve fortes laços econômicos com os ingleses – obrigando que a corte portuguesa viesse para o Brasil e transferisse toda a estrutura para o Rio de Janeiro, o que acabou por acelerar o nosso processo de independência.

Com motivação e profissionalização, Bonaparte retomou o espírito nacional nos soldados. Assim, houve uma diferença fundamental no comando de Napoleão: a ideia de nação. O exército, que antes era ligado somente à força aristocrática, agora passava a ter uma sensação de pertencimento à nação francesa.

Batalha de Waterloo

Na Batalha de Waterloo, sob a liderança das forças inglesas do duque Wellington, as forças napoleônicas foram definitivamente destruídas. Dessa vez, Napoleão foi exilado na ilha africana de Santa Helena, onde morreu em 1821.

Napoleão acreditava que o bloqueio arruinaria a economia inglesa e garantiria o desenvolvimento econômico da França, bem como o seu domínio completo sobre a Europa. Por causa do Bloqueio Continental, criado em 1806, os navios ingleses foram proibidos de atracar nos portos dos países europeus dominados pela França.

Em 1805, após a derrota da marinha francesa e espanhola para a marinha inglesa (que, mais uma vez, havia demonstrado sua superioridade naval), Napoleão desistiu de invadir a Inglaterra e passou seus interesses para a conquista do continente europeu (Europa continental).

- Países e regiões conquistadas: Espanha, Reino da Itália, Reino de Nápoles, Grão Ducado de Varsóvia, Córsega, Baviera, Confederação do Reno e Vestefália. - Estados independentes aliados: Reino de Portugal, Império Otomano, Sardenha e Sicília.

A derrota de Napoleão marca o fim do Império Napoleônico e da hegemonia francesa no continente europeu. Bonaparte seguiu para a prisão na ilha de Santa Helena, uma possessão inglesa no sul do Atlântico, e ali morreu em 1821.

O equilíbrio interno conquistado possibilitou a Napoleão pôr em prática seu plano principal: fazer da França a maior potência do continente. Várias vitórias se seguiram e deram ao imperador o controle de quase toda e Europa central.