Qual a cidade em que Anne Frank morava?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Annelies Marie Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Tornou-se uma das figuras mais discutidas da história após a divulgação póstuma do Diário de Anne Frank, ...

de Frankfurt

Anne Frank nasceu a 12 de junho de 1929 na cidade alemã de Frankfurt. Tem uma irmã, Margot, de cerca de três anos mais velha. A situação na Alemanha não era a melhor: havia poucos empregos e muita pobreza.

Anneliese Marie Frank, conhecida com Anne Frank, foi uma adolescente judia que viveu em Amsterdã, na Holanda, durante o período do Holocausto.

O esconderijo onde a família Frank viveu por quase dois anos ficava no último andar de um prédio da rua Prinsengracht, no Centro de Amsterdã. Era uma casa simples, com pouquíssimo conforto e quase sem privacidade.

“Nós não estamos autorizados a ter opinião. As pessoas podem dizer-lhe para manter a boca fechada, mas não podem impedi-lo de ter a sua própria opinião. Mesmo que as pessoas ainda sejam muito jovens, elas não devem ser impedidas de dizer o que pensam”.

Ela morava em Amsterdã com a família, mas em 1942 os Franks foram forçados a se esconder dos nazistas que queriam se livrar da população judaica da Europa. Durante este tempo escondida, Anne escreveu um diário, que se tornaria um dos livros mais famosos do mundo.

Uma das responsáveis por isso foi Miep Gies. A jovem atuava como secretária do pai de Anne, Otto Frank, em seu escritório, onde também se encontrava o anexo secreto. Ela se tornou uma amiga próxima de toda a família e foi quem guardou o diário da adolescente após sua captura pelos nazistas.

O gato de Anne Frank
Mouschi chegou ao sotão pelas mãos de outro foragido e lá ficou por dois anos até o dia em que os nazistas descobriram o esconderijo. O gato aparece no filme “O Diário de Anne Frank”, de 1959, baseado nas páginas escritas pela garota.

Kitty Francken era uma das protagonistas de Joop ter Heul, uma série de cinco livros infanto-juvenis escrita pelo romancista holandês Setske de Haan sob o pseudônimo de Cissy van Marxveldt.

No dia 12 de junho de 1942, quando completou 13 anos, Anne Frank ganhou de presente de seu pai um livro. Esse livro era o mesmo que estava na vitrine de uma loja em que ela e o pai passaram e que havia lhe chamado a atenção.

16 anos (1929–1945)

Neste domingo, 12 de junho, se celebra o nascimento de Anne Frank, que completaria 93 anos se estivesse viva. Ela e sua família se mudaram para a Holanda logo que a situação em seu país ficou complicada, com o ódio de Adolf Hitler aos judeus.