Quem ganhou a guerra entre China e Japão?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi encerrada em 1945 com a rendição incondicional do Japão aos Aliados (a China fazia parte dos Aliados junto das principais forças: EUA, URSS e Reino Unido). A rendição japonesa aconteceu em 14 de agosto de 1945 após o lançamento de duas bombas atômicas sobre o Japão.

O conflito teve início em agosto de 1894, os chineses lançaram bombas sobre as embarcações japonesas, a resposta foi imediata, o Japão contra-atacou e derrotou o inimigo.

II Guerra Mundial

A rendição japonesa encerrou a II Guerra Mundial, deixou consequências para o Japão e para os países da região. Existem muitas controvérsias a respeito das negociações que levaram à rendição japonesa, pois os Estados Unidos chegaram a declarar que esta era uma "rendição incondicional".

Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A rendição japonesa colocou fim à Segunda Guerra Mundial após seis anos de conflito em todo o planeta.

A invasão japonesa na China resultou na Segunda Guerra sino-japonesa (1937-1945), na qual o Japão cometeu inúmeras atrocidades contra a população civil chinesa.

O Japão é a terceira maior economia do mundo, ficando atrás da China, em segundo lugar, e dos Estados Unidos, em primeiro.

Segunda Guerra Sino-Japonesa

A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi encerrada em 1945 com a rendição incondicional do Japão aos Aliados (a China fazia parte dos Aliados junto das principais forças: EUA, URSS e Reino Unido).

A derrota japonesa foi selada em agosto de 1945, quando os Estados Unidos lançaram as duas bombas atômicas sobre o Japão. Com os ataques atômicos, os japoneses renderam-se incondicionalmente aos Aliados (a China fazia parte dos Aliados), e, com isso, o conflito com os chineses também chegou ao fim.

O número de mortos tem sido ativamente contestado entre os estudiosos desde a década de 1980, com estimativas que variam de 40 mil a mais de 300 mil seres humanos mortos.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão não tem capacidade militar para atingir alvos inimigos de longa distância devido à sua Constituição pacifista e ao seu acordo bilateral de segurança com os Estados Unidos, país que garante a defesa do arquipélago contra qualquer ameaça contra o seu território.

Os principais objetivos da ocupação dos Aliados eram desmilitarizar e democratizar o Japão, para que este nunca mais voltasse a ser uma ameaça a outros Estados. Para esse fim, uma nova Constituição foi redigida e adotada, originalmente no idioma inglês.

O que aconteceu? No fim da 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945, os EUA lançaram por ordem do presidente Harry Truman uma bomba atômica contra Hiroshima, no inimigo Japão, deixando cerca de 140 mil mortos.