O que o Lula fez até agora em 2023?

Perguntado por: esales . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

No dia 2 de agosto de 2023, Lula assinou um decreto que cria o programa Povos da Pesca Artesanal. Entre outras iniciativas, o programa oferece bolsas de estudo a alunos de escolas públicas que venham de comunidades pesqueiras tradicionais.

Ainda em abril, o governo Lula anunciou a retomada de obras relacionadas ao sistema educacional. Em julho de 2023, o governo Lula anunciou, por meio do Ministério da Educação, que encerraria um programa de fomento a escolas cívico-militares criado em 2019, durante o governo Bolsonaro.

Restrição a armas
Também no primeiro dia de governo, Lula revogou decretos de Bolsonaro que facilitavam o acesso a armas de fogo, restringindo a compra e de munição para caçadores, colecionadores e atiradores, cancelando também novos registros de escolas de tiros até que o Estatuto do Desarmamento seja reeditado.

A indústria cresceu 1,9% e o setor de serviços, 2,9%. A taxa de investimento no primeiro trimestre de 2023 foi 17,7% do PIB –abaixo do observado no mesmo trimestre do ano anterior (18,4%). Já a taxa de poupança ficou em 18,1% no trimestre (ante 17,4% no mesmo período de 2022).

Nesses seis meses, o presidente passou um sexto deles fora do país – foram 32 dias de ausência. Segundo o governo, o objetivo das viagens é aliviar “tensões diplomáticas” causadas pelo governo anterior. Mas a diplomacia do petista tem sido ainda pior.

A prévia da inflação, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), desacelerou no período, com taxa anual partindo de 5,90% em dezembro de 2022 para 3,40% em junho.

Despesas englobam missões realizadas pelo presidente e sua comitiva até a cerimônia de coroação do Rei Charles III, no início de maio. O governo Lula já gastou mais de 24 milhões de reais em viagens internacionais.

Ele anunciou a revogação imediata de medidas adotadas pela administração anterior, como os decretos que ampliaram o porte de armas. Lula classificou os decretos de “criminosos”. “O Brasil não quer mais armas; quer paz e segurança para seu povo”, disse.

Lula: Brasil vai voltar a crescer, gerar emprego e distribuir renda — Planalto.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu um feito e tanto para seu início de terceiro mandato. Na quinta-feira, 1º, a divulgação de resultados do PIB do primeiro trimestre registrou um crescimento de 1,9% em relação ao trimestre anterior, baseado na arrancada do setor agrícola.

A projeção atual do mercado, segundo o último boletim Focus do Banco Central, é de um crescimento econômico de 2,24% em 2023, abaixo dos 2,9% de 2022. Ainda temos algumas incertezas no cenário, mas um otimismo maior com a desaceleração da inflação.

Entre eles, propostas de isenção tributária para montadoras para reduzir os preços dos carros e de perdoar dívidas pequenas para limpar o nome dos cidadãos são amplamente apoiadas, com 76% e 73% de aprovação, respectivamente.

Lula foi o primeiro ex-operário a se tornar presidente do Brasil, governou o país em dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010).

A cada cinco dias dos primeiros seis meses de governo Lula, um foi dedicado a viagens ao exterior. O presidente da República saiu dez vezes do Brasil e visitou um total de 14 países, sem contar as visitas de chefes de Estado e autoridades diplomáticas ao Palácio do Planalto.