O que Darwin fez em sua visita ao Brasil?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 2 votos

Em sua travessia pelo norte fluminense, Darwin deparou-se também com os horrores da escravidão. Dois episódios lhe marcaram profundamente. Um deles aconteceu na Fazenda Itaocaia, em Maricá, a 60 km do Rio, no dia 8 de abril, quando um grupo de caçadores saiu no encalço de alguns escravos.

Mas foi em solo brasileiro, há 185 anos, que ele se deparou pela primeira vez com a diversidade da floresta tropical e também se chocou com a escravidão – reforçando suas convicções abolicionistas de que todos os seres humanos compartilham a mesma linhagem sanguínea em razão da ancestralidade comum.

Durante a viagem Darwin conseguiu coletar 1.529 espécies fósseis, 3.907 espécimes preservados e um diário de 770 páginas no qual registrava tudo que observava. À medida que coletava materiais, o naturalista já enviava à Inglaterra para seus amigos pesquisadores realizarem a identificação.

Darwin chegou ao Rio de Janeiro em 4 de abril, viajou pelo interior do Estado do Rio (160 km) e deixou a cidade em 05/07/1832. O segundo capítulo do livro sobre a viagem no Beagle relata as aventuras e tece muitas críticas aos brasileiros, destacando sua posição antiescragavista.

A aventura marcou Charles Darwin e levou o jovem cientista britânico a conclusões que mudariam para sempre o jeito que entendemos a natureza. Embora a ideia de uma evolução gradual já fosse discutida na época de Darwin, a grande sacada do naturalista foi desvendar a forma pela qual essa evolução acontece.

Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.

Durante a famosa expedição no navio de pesquisa Beagle ao redor do mundo, Charles Darwin reconheceu a origem vulcânica das rochas do arquipélago de Fernando de Noronha.

Introdução. O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural. No entanto, devido ao pouco estudo no campo da genética, Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante.

“Sem dúvida, a explicação da evolução por meio da seleção natural é a grande contribuição do Darwin. Ele não apenas escreveu essa teoria, como também chamou grandes especialistas de cada área da Biologia para buscar formas de demonstrar que a evolução ocorria por seleção natural.

Em suas observações, Darwin viu que variação e seleção produziram adaptações não só na estrutura dos pés, mas também na forma e no tamanho dos bicos. Observou também que as sementes eram a principal dieta dos tentilhões que viviam no solo.