Quem sofre de burnout no Brasil?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

De acordo com dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome. Embora o burnout tenha impacto significativo no bem-estar dos profissionais, as questões legais relacionadas à síndrome nas empresas ainda carecem de soluções adequadas.

Um em cada quatro brasileiros sofre com a Síndrome de Burnout, segundo o levantamento feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em 2021.

As mulheres sofrem mais com o burnout do que os homens. A constatação está nos dados da pesquisa Women in the Workplace de 2021. 42% das entrevistadas já sofreram com diversos sintomas da doença.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

As sete profissões, apontadas por especialistas, que mais são diagnósticas com a síndrome são:

  • Professores;
  • Advogados;
  • Jornalistas;
  • Bombeiros;
  • Policiais;
  • Agentes penitenciários;
  • e bancários.

Janeiro Branco: síndrome de Burnout é classificada como doença ocupacional pela OMS. A Síndrome de Burnout, conhecida também como a Síndrome do Esgotamento Profissional, foi recentemente reconhecida e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença ocupacional.

Síndrome de Burnout: Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados. A síndrome de burnout, caracterizada pelo esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse crônico no trabalho, foi classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde o começo de 2022.

Os entrevistados foram questionados a respeito dos três pilares da Síndrome Burnout (exaustão emocional, despersonalização e redução da realização profissional).

É possível afirmar que a Síndrome de Burnout tem cura, entretanto é fundamental buscar ajuda profissional. O tratamento de quadros como esse inclui orientação psicológica ou psiquiátrica, e pode combinar terapias e medicamentos, conforme cada caso.

Cansaço excessivo
O cansaço físico e mental é um dos sintomas mais comuns do esgotamento emocional. Com a Síndrome de Burnout, o paciente sente como se não tivesse energia para nada.

Assim, se você é portador da síndrome, deve apresentar seu atestado médico à empresa. Assim, poderá faltar ao trabalho para realizar seu tratamento. Contudo, o afastamento para tratar a Síndrome de Burnout exige um tratamento mais prolongado. Às vezes, esse tratamento pode durar vários meses.