Quem são os santos reis?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

"Os Santos Reis representam as autoridades, aqueles que têm posses, então quando eles saem dos seus reinos para estar na presença do rei dos reis, então eles se tornaram importantes para o cristianismo porque eles são as autoridades que tiveram a graça de contemplar o menino Jesus, coisa que Herodes, sendo rei, não ...

A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar.

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela.

O que representam os 3 reis magos
Os 3 reis representam as 3 raças distintas que se conheciam. Mas também podem representar as 3 idades (juventude, idade madura e velhice), sendo eles representados de acordo.

Junto com a celebração litúrgica, as folias ou reisados enriquecem a comemoração do nascimento de Jesus e a sua manifestação entre os povos.

Conta a história que “Gaspar, Belchior, Baltazar e Artaban montaram os seus camelos e partiram numa viagem, com destino desconhecido, tendo como guia uma estrela cintilante que tinha aparecido no céu, com o objetivo de render homenagem ao recém nascido Rei dos reis.

A Folia de Reis ou Reisado como é conhecido em grande parte do Brasil, reúne folclore e religiosidade e é celebrado no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

Para rezar o Terço dos Reis Magos, usa-se o terço comum. Se possível, é bom ter uma imagem do presépio ou dos Três Reis Santos e uma vela acesa, símbolo da fé. Nas contas grandes reza-se o Pai nosso. Nas contas pequenas, reza-se as Ave-Marias.

No calendário cristão, o Dia de Reis marca o momento em que três reis magos, provenientes do Oriente, teriam visitado o recém-nascido Jesus Cristo. A data é também conhecida como Dia da Epifania ou Teofania, o que quer dizer a revelação, chegada ou confirmação de que o filho de Deus teria nascido.

Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.

Novamente se utilizando de relato de Beda, o Venerável, que consta no Excerpta et Colletanea, os locais de origem dos magos são os seguintes: Melchior/Belchior: originário de Ur, terra dos Caldeus; Gaspar: originário de regiões próximas ao Mar Cáspio; Baltasar: originário de regiões próximas ao Golfo Pérsico.

O mais fascinante tesouro da catedral de Colônia é a arca com os restos mortais dos Três Reis Magos.