Quem desafia Romeu para um duelo?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Téo desafia Romeu para um duelo de basquete.

Logo após, Romeu é desafiado por Teobaldo para um duelo, devido às desavenças ocorridas no baile.

E) Romeu é avisado pelo padre da morte de Julieta.

4 - Por que Romeu precisa fugir? a) Porque Páris, pretendente de Julieta, fica sabendo do casamento e quer matar Romeu.

Com a esperança das famílias se entenderem, Frei Lourenço, amigo e confidente de Romeu, realiza secretamente o casamento dos jovens. Uma das peripécias da obra é o duelo que ocorre entre Teobaldo, primo de Julieta, Mercúcio, amigo de Romeu, e o próprio Romeu. Como resultado dessa briga, Teobaldo e Mercúcio morrem.

ROMEU - Assim, me provarás tua amizade. Toma isto para ti; vive e prospera. E agora, bom amigo, passa bem.

Mas Mercúcio não seria Mercúcio se Shakespeare não houvesse lhe dado uma morte memorável. Embora não seja Montéquio nem Capuleto, ele acaba envolvido na luta entre as duas famílias -- e recebe um golpe fatal pelas mãos de Teobaldo, inimigo de Romeu.

Montequios (Romeu) e Capuletos (Julieta) odiavam-se a ponto de não poderem explicar ou exorcizar o que sentiam. Amalgamaram o ódio na tragédia dos filhos, para quem ergueram estátuas de ouro, como símbolo de uma redenção política e, no limite, humana. No núcleo mais apelativo da trama a irracionalidade da guerra civil.

Todos aqueles louvores foram ouvidos por Tebaldo, um sobrinho de dom Capuleto, que pela voz reconheceu Romeu.

Apesar da história ser fictícia, tal como é referido na peça, "uma tragédia engenhosamente imaginada", o tema desta tragédia estava já presente na literatura grega. Foi, no entanto, Luigi de Porto o primeiro a utilizar os nomes Romeu e Julieta.

Eis o oriente é Julieta, e o sol! Oh, e a minha mulher e o meu amor! Se amor é cego, nunca acerta o alvo. A despedida é uma dor tão suave que te diria Boa Noite até o amanhecer...

Até o final do primeiro, Romeu está perdidamente apaixonado, ao ponto de deixar seus pais preocupados por passar diversas manhãs chorando no bosque, por um amor que não pode ter. E não pode ter porque sua amada jurou ser sempre casta, inabilitando o jovem a conquistá-la. Essa moça era Rosalina.

É quando na famosa cena (não mais que a do balcão) em que Romeu encontra uma Julieta aparentemente morta no túmulo da família e escolhe a morte, para em seguida Julieta acordar e ver Romeu (o seu Romeu) morto e preferir também o suicídio. São quatro dias de um amor intenso que custou a vida de dois jovens.

“Minha generosidade é tão ilimitada quanto o mar, Meu amor é tão profundo; quanto mais te dou, mais tenho, pois ambos são infinitos.” Qual é a frase mais famosa de Shakespeare?

Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido.

Hoje, o relacionamento dos dois jovens que são o tema da obra, é considerado como o arquétipo do amor juvenil. No livro fala-se da idade de Julieta: 13 anos. E Romeu tinha 17.