O que é Epifania do Senhor 2023?

Perguntado por: iferrari3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Na tradição popular, é uma festa conhecida como dos santos reis. Celebramos a revelação da bondade de Deus que quer salvar e redimir todos os povos. Jesus é apresentado como o caminho da salvação para todos, “o sol nascente, para iluminar os que estão nas trevas e na sombra da morte” (Lc 1,78.79).

Na doutrina católica, Epifania do Senhor foi o evento de manifestação de Jesus como Filho de Deus e Salvador do mundo, quando uma estrela surgiu no céu aos Magos do Oriente, indicando onde encontrariam o Menino Jesus que acabava de nascer, na gruta de Belém.

8 de janeiro de 2023

Festa do Batismo do Senhor (8 de janeiro de 2023) | Francisco.

Um santo definiu a data
Entretanto, Santo Agostinho (séculos IV e V) em seus sermões sobre a Epifania afirmou que chegaram 13 dias depois do nascimento do Senhor. Ou seja, no dia 6 de janeiro do calendário atual.

A Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2:1–13) e que é celebrada no dia 6 de janeiro; A Epifania a João Batista no rio Jordão durante o Batismo de Jesus; A Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná, quando começa o seu ministério.

O que é Epifania:
Ou seja, a sensação de considerar algo como solucionado, esclarecido ou completo. Epifania também pode ser considerado como um “pensamento iluminado”, tido como uma inspiração divinal que surge em momentos de impasse e complexidade, solucionando as frustrações e dúvidas sobre determinada angústia.

Solenidade da Epifania do Senhor, no Domingo entre 2 e 8 de janeiro. É a festa chamada Festa de Reis. Mas, é bem mais que isso: a palavra “epifania” significa “manifestação”. Os magos, vindos dos povos pagãos, representam toda a humanidade que vem adorar o Salvador e reconhecê-Lo como a luz para iluminar as nações.

Por que os 8 anos de idade para o batismo? Nossa crençaEncontre respostas para suas perguntas sobre o evangelho restaurado de Jesus Cristo. Aprenda mais com os missionáriosEntre em contato com representantes da Igreja para obter respostas para suas perguntas e para ser apresentado à comunidade local da Igreja.

A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

Cân. 855 - Cuidem os pais, padrinhos e pároco que não se imponham nomes alheios ao senso cristão. Cân. 856 - Embora o batismo possa ser celebrado em qualquer dia, recomenda-se, porém, que ordinariamente seja celebrado no domingo ou, se for possível, na vigília da Páscoa.

ROTEIRO PARA A BÊNÇÃO DA EPIFANIA
Todos se reúnem na casa e cantam o hino “Cristãos, vinde todos, com alegres cantos…”. Em seguida, reza-se o Salmo 71 (o salmo responsorial da Missa do dia) com o versículo “As nações de toda a Terra hão de adorar-vos, ó Senhor!”.

1 revelação, iluminação, inspiração, lampejo, sopro, visão, elã, centelha. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Manifestação divina: 2 manifestação, personificação, encarnação, incorporação, representação, teofania.

É uma palavra muito utilizada para referir um súbito pensamento inspirador e iluminado que promove a compreensão de alguma coisa. Exemplos: No dia 6 de janeiro é comemorada a Epifania de Jesus Cristo.

A palavra epifania é de origem grega e significa revelação, manifestação, uma teofania (uma aparição divina). Deus aparece e é visto pelo ser humano.

Epifania em Florença, a Cavalgada dos Reis Magos - 6 de janeiro.