Porque usa vermelho no Domingo de Ramos?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O vermelho é a cor do sangue e simboliza o amor, o fogo, a paixão e o sangue do sacrifício.

Vermelho. Lembra o fogo do Espírito Santo, por isso é a cor de Pentecostes. Também lembra sangue, e é a cor usada nas Festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa.

Vermelho. O vermelho é usado no Domingo de ramos e na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas (com exceção de São João), e nas celebrações dos Santos Mártires.

Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição.

Na Igreja Católica (e em algumas denominações protestantes), o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras, oliveiras ou salgueiros para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão. No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.

Domingo de Ramos
Nele se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, ocasião em que foi recebido com muito entusiasmo pelo povo, que o aclamou como Senhor e Salvador agitando ramos de palmeira e gritando “Hosana ao filho de Davi!”.

A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período.

As folhas de palmeiras são as mais utilizadas nessa celebração e simbolizam a humildade e proteção de Deus para com seus filhos. Além disso, os ramos de oliveira são um sinal por excelência da renovação da fé em Deus. Eles são creditados como sendo um símbolo da vida e ressurreição de Jesus Cristo.

Apesar de ser algo que quase não se vê, é permitido o uso da cor preta como cor litúrgica.

O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Cor vermelha
É usada no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.

Domingo de Ramos: Entrada triunfal de Cristo em Jerusalém
Este dia comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, no domingo antes de Sua morte. Antes de entrar em Jerusalém pela última vez, Jesus pediu a dois de Seus discípulos que Lhe trouxessem um jumento (ver Mateus 21:1–7).

Não há nenhuma data definida. Cada família pode retirar quando acha melhor. Retirar o ramo da porta não significa que retiramos a proteção divina de nosso lar. Mas, nas paróquias, assim como em nossos Santuários de Schoenstatt, os ramos são retirados no sábado santo.