Quem são os presos provisórios?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 10 votos

Preso provisório é aquele cuja prisão foi decretada com o intuito de garantir que o acusado passe por um processo penal, com direito a ampla defesa e contraditório, para que o juiz, ou conselho de sentença, no caso do Tribunal do Júri, possa chegar a uma decisão e, conseqüentemente, aplicar uma pena que pode ser a de ...

Uma resolução do TSE considera preso provisório a pessoa recolhida em estabelecimento penal sem condenação criminal transitada em julgado. Já o adolescente internado é o maior de 16 e menor de 21 anos submetido a medida socioeducativa de internação ou a internação provisória.

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que, até o dia 30/09/2022, havia 909.061 pessoas presas. Desse total, 44,5% são presos provisórios.

Detentos provisórios devem aguardar o julgamento em cadeia pública. Há ainda os hospitais de custódia, onde deve cumprir medida de segurança quem cometeu crime por algum problema mental e foi, por isso, considerado inimputável ou semi-imputável.

O direito do voto a partir dos 16 anos e o direito do preso provisório de ir às urnas foram assegurados com a Constituição de 1988. “Hoje, o perfil do eleitor é o mais democrático possível”, avalia o professor Valter Costa Porto, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).

A liberdade provisória sempre será obrigatória quando a justiça não puder negá-la, por conta da infração que foi cometida. Assim, sempre que a pessoa cometer uma contravenção penal cuja pena não seja a reclusão, ela receberá a liberdade provisória.

O Centro de Detenção Provisória I (CDP I) é destinado à custódia provisória de pessoas do sexo masculino. A rotina carcerária no estabelecimento é extremamente movimentada, pois recepciona, semanalmente, reeducandos provenientes da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), da Polícia Civil do DF (PCDF).

Mapa do Encarceramento aponta: maioria da população carcerária é negra — Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O perfil da população carcerária ainda é negra. Até 2021 eram 429,2 mil pessoas negras em cárcere, representando 67,5% do total. Esse número vem aumentando ano a ano, enquanto a população carcerária branca tende a diminuir, em 2021 representavam 184,7 mil, o que seria 29% do total.

Em comparação aos dados colhidos pelo G1 em 2020, o novo levantamento revela que: o número de pessoas presas caiu e a superlotação reduziu de 67,5% para 54,9% o percentual de presos provisórios subiu de 31,2% para 31,9% Amazonas é o estado com o maior número de presos acima da capacidade no país: 196,2%