Quem pode ser considerado trans?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Essencialmente, uma pessoa é trans, portanto, quando nasce biologicamente homem mas não se identifica assim, seja por se reconhecer como mulher ou, então, por se colocar em algum outro ponto dentro do espectro entre o masculino e o feminino — em geral, pessoas conhecidas pelo termo “não-binário”.

Uma mulher transgênero (mulher trans) é uma pessoa que nasceu com o sexo biológico masculino (como homem), mas se autoidentifica como uma mulher. Ao contrário, um homem transgênero (homem trans) é uma pessoa que nasceu biologicamente mulher, mas que se identifica e se sente um homem.

Um estudo publicado na Pediatrics envolveu 317 crianças de 3 a 12 anos e descobriu que, cinco anos depois, 94% ainda viviam como transgêneros. Em média, as crianças começaram a se identificar como trans por volta dos 6 anos.

Pessoas não-binárias são trans? Sim, mas não é consenso. Ser trans é não se identificar com o gênero atribuído ao nascer. Assim, uma pessoa pode ser trans e se identificar como mulher, como homem, transitar entre os dois gêneros ou recusar ambos.

Transgênero (trans) é o indivíduo que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer. Uma pessoa transgênero é aquela que duvida do gênero (masculino ou feminino) que lhe foi dado quando nasceu. Importante lembrar que a transgeneridade não é doença ou distúrbio psicológico.

Agora, quando a pessoa se identifica com o gênero que lhe foi designado ao nascer, ela é cisgênera. Portanto, se você tem uma vagina e se entende como mulher, você é uma mulher cis. Já se alguém nasceu com um pênis, mas tem uma disforia de gênero (nesse caso, se identifica como mulher), é uma mulher trans.

Os pais podem saber, basicamente, se seus filhos agem conforme os comportamentos reconhecidos para este ou aquele gênero, e nem por isso podem ser apontadas como crianças trans”, explica Jaqueline. O reconhecimento da transgeneridade ocorre, portanto, a partir da identificação individual de cada pessoa.

Não existe qualquer impedimento para pessoas trans não-binárias. No entanto, o Brasil ainda não reconhece oficialmente a categoria gênero neutro, o que obriga a escolha por feminino ou masculino no registro da Certidão de Nascimento. Vale dizer também que alguns cartórios questionam a escolha por nomes não-binários.

Expectativa de vida de pessoas trans é de 35 anos. O Brasil segue liderando o ranking de países com mais mortes de pessoas trans e travestis no mundo, aponta o dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras. É o 14º ano consecutivo em que o país está no topo da lista.

Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu. Transgênero é a pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Uma pessoa de gênero fluído pode se identificar como alguém transgênero. Pois para se identificar como trans o indivíduo precisa ser alguém que não se entende com o gênero que lhe foi designado no nascimento. Desta forma, essa é uma decisão pessoal, que deve levar em conta as experiências de quem é gênero fluído.

Transexuais, a mais popular entre elas, são pessoas que possuem o gênero oposto ao designado pelo seu sexo biológico. Pessoas do sexo masculino que se identificam, experimentam e vivenciam o gênero feminino, são denominadas mulheres trans. O oposto são os homens trans.