Como é feita a cirurgia de mudança de gênero masculino para feminino?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

A cirurgia de Redesignação Sexual para mulheres trans consiste em realizar a técnica de inversão peniana modificada. Com tal propósito, são feitas incisões na região perineal, demarcando a região em que estará a neovagina.

A citada neocolpovulvoplastia consiste na cirurgia de transgenitalização masculino/feminino em que são amputados os corpos cavernosos e criado um túnel vaginal, revestido com a pele do pênis. A bolsa escrotal é modelada de forma a reproduzir os grandes lábios, preenchidos com tecido dos cordões espermáticos.

As mudanças ocorrem gradualmente, iniciando-se em 3 meses e terminando em 2-3 anos, quando se inicia o tratamento de manutenção.

A cirurgia de aumento peniano, conhecida também como Faloplastia, Penoplastia ou Peneplastia. O procedimento consiste em: Lipoaspiração da região pubiana com coleta de tecido gorduroso, liberação do ligamento suspensor do pênis e enxerto de gordura (lipoenxertia) no corpo peniano.

Não, homem não pode tomar anticoncepcional feminino.
Além de não ter nenhum efeito contraceptivo em homens, os anticoncepcionais possuem hormônios femininos em altas concentrações, por isso são contraindicados para o sexo masculino.

A transiçao pode ser feita em qualquer idade e nao será menos efetiva por isso, sendo aceito o limite de até 75 anos para o processo. Esse processo envolve equipe multidisciplinar com psicologo, médico endocrinologista e cirurgiao se necessario.

Na feminização, o médico faz um corte no seu couro cabeludo e puxa a pele. Ele abre sua cabeça, literalmente, descola sua pele e raspa a estrutura óssea, lixa ela. A recuperação total levou um ano. Nesse período, o rosto vai se adaptando ao novo formato.

A gordura tende a ser reabsorvida pelo corpo durante os próximos meses, ou seja, no quesito da espessura, o resultado da faloplastia vai decaindo com o tempo. Além disso, o pênis adquire uma consistência diferente do que a que ele tinha, porque a gordura tem uma composição diferente do pênis.

Em geral, não são cirurgias de alto risco para o paciente, mas são cirurgias com complicações", destaca o urologista. Principalmente, se a técnica adotada durante a cirurgia alterar a estrutura interna do pênis, ou seja, afetar o corpo cavernoso.

Com este procedimento é possível aumentar o comprimento do pénis de 1 a 4 cm. Quando indicado, a cirurgia de ligamento suspensor pode ser combinada com uma lipoaspiração púbica, para dar uma aparência mais comprida ao pénis.

Os hormônios femininos são fundamentais para a puberdade e desenvolvimento das características sexuais femininas, como o crescimento das mamas, pelos pubianos, contornos do corpo e fertilidade.

O uso de testosterona para transição hormonal é um processo lento, os efeitos podem ser observados desde o primeiro mês após iniciar a terapia e se completam em até 5 anos (TRINDADE, 2021).

A utilização de hormônios indiscriminadamente eleva a produção de testosterona, que causa infertilidade. Como isso afeta o testículo, a produção de espermatozoides fica prejudicada.

Confira os 4 mais comuns e saiba como evitá-los!

  1. Não ser paciente e delicada com os fios. ...
  2. Não fazer tratamentos profundos com a frequência mais adequada. ...
  3. Ficar sempre com os cabelos presos. ...
  4. Abusar das ferramentas quentes, como o secador e a chapinha.

As intervenções cirúrgicas são projetadas para mudar o sexo do corpo. Para os homens, consistem na castração, para as mulheres, retirada da mama por um cirurgião plástico e retirada do útero e ovários. O preço médio da reatribuição de sexo é de R$ 45.000.