Qual a diferença de TDAH para Tod?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quando TOD e TDAH estão Relacionados – O Que São? O TOD configura uma interferência no comportamento da criança em forma de irritabilidade, excessos de raiva e indisciplina. Já o TDAH é um distúrbio neurobiológico que surge ainda na infância, caracterizado por desatenção, inquietude e atitudes impulsivas.

E, apesar do tratamento ser de grande ajuda, o TOD é crônico, podendo durar por anos ou a vida toda. Já a criança com TDAH é impulsiva, tem dificuldade de prestar atenção, mas também pode ter um hiperfoco, além da dificuldade para controlar movimento e ações.

Alguns estudos consideram que cerca de 30% das crianças com TOD apresentam TDAH.

O TOD — Transtorno Opositivo Desafiador; o Autismo — Transtorno do Espectro Autista e o TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são patologias diferentes mas com sintomas semelhantes.

O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é um transtorno que tem como caraterística um comportamento desobediente, que desafia as regras, as figuras e os símbolos de autoridade, como pai, mãe e professores. Na fase adulta, esse comportamento, se não tratado, pode se agravar.

As características do TOD podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos. No entanto, a ligação com TDAH é frequente (50% dos casos), deve ser observada em todas as crianças.

A criança que tem TOD apresenta comportamentos caracterizados por agressividade, raiva, vingança, desafio, desobediência, provocação e ressentimento, em que normalmente são direcionados a uma figura de autoridade, como pais e professores.

Os remédios podem ser úteis para controlar alguns dos sintomas mais angustiantes do TOD, bem como os sintomas relacionados a condições coexistentes, como TDAH, ansiedade e transtornos de humor.

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.

Os dados obtidos nas pesquisa aqui realizadas demonstraram que o medicamento mais utilizado e que possui maior eficácia no tratamento do TOD é a risperidona, um antipsicótico atípico, que possui como mecanismo de ação o bloqueio Page 8 91 Id on Line Rev. Mult. Psic. V.14 N. 53, p. 84-94, Dezembro/2020 - ISSN 1981-1179 ...

TOD – O Que Causa
Não existe um fator específico que desencadeia o Transtorno Opositivo-Desafiador. No entanto, a maioria dos especialistas considera o TOD uma consequência de combinações entre predisposições neurobiológicas, fatores de risco psicológicos e disfunções no ambiente social no qual a criança está inserida.

Não existe uma causa específica para este transtorno, mas acredita-se que fatores genéticos associados a desencadeadores domésticos podem estar associados. O TOD é mais comum em filhos de pais que apresentam transtornos de conduta, humor, personalidade antissocial ou uso abusivo de drogas.

Diagnóstico de TOD
Não existem exames que possam diagnosticar TOD, por isso o diagnóstico é chamado de clínico, que é quando o profissional chega a ele a partir da história e dos sintomas do paciente.