O que muda no corpo de um homem trans?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Nos homens trans, a testosterona traz o crescimento da barba e de pêlos mais grossos pelo corpo, deixa a voz mais grossa, aumenta a libido, promove o ganho de massa muscular e pode causar o aumento do clitóris. Alguns homens trans também desenvolvem acne e desencadeiam calvície masculina.

A hormonização com testosterona pode acarretar diversos efeitos adversos, os mais comumente encontrados na população trans são eritrocitose, hipertensão arterial, ganho de peso, alterações lipídicas, disfunções hepáticas, surgimento ou piora da acne, alterações psicológicas e comportamento agressivo.

Homem trans–Nasceu do sexo feminino, mas na sua identidade de gênero se percebe como homem e fez ou objetiva fazer a cirurgia de transgenitalização (retirada do útero, ovário e das mamas). Na sua orientação sexual pode sentir atração por mulheres ou ser um homem trans gay, que sente atração por homens.

O processo de afirmação de gênero de um homem trans pode ser marcado pelo início de uma terapia hormonal – geralmente com administração do hormônio testosterona –, ou cirurgias de afirmação de gênero – remoção das mamas, útero, entre outros.

O esquema mais comum a ser utilizado em mulheres trans e travestis é a combinação de um estrógeno natural (estradiol) com um antiandrogênico. Laboratorialmente, busca-se manter a testosterona e o estradiol nos valores normais para mulheres.

Para a maioria dos homens trans, ter essa época do mês é tão dolorosa emocionalmente quanto fisicamente. Isso porque a menstruação é um dos momentos mais difíceis para as pessoas que já lidam com a disforia de gênero (o “conflito entre o gênero físico ou atribuído de uma pessoa e o gênero que ela identifica”).

O homem trans pode engravidar, porém, deve-se interromper o uso da testosterona para que a gestação ocorra de forma normal. Nesse sentido, se não houver a interrupção da medicação, pode ocorrer aborto ou alterações na genitália do bebê.

Dito isso, uma “mulher trans” ou “pessoa transfeminina” refere-se a quem foi designado homem, mas se entende como uma figura feminina. Já as palavras “homem trans” ou “pessoa transmasculina” é indicada para tratar uma pessoa que foi designada mulher, mas se identifica com identidade masculina.

“Trans é uma redução para dizer que a pessoa é transgênero, o que significa essencialmente que a criança nasce, tem um sexo reconhecido de acordo com a genitália, mas possui uma identidade de gênero que, ou é oposta a que corresponde à genitália, ou condiz com algo intermediário”, explica.

1. Transboy. Homem trans, homem transgênero ou homem transexual é uma pessoa que foi atribuída ao gênero ou sexo feminino ao nascer, mas que, possui uma identidade de gênero masculina, podendo fazer ou não cirurgias de readequação do corpo e ou terapia hormonal com testosterona.