Quem optou pelo saque aniversário perde o saque rescisão?
Quem optou pelo saque-aniversário pode sacar o FGTS na rescisão? Não, pois ao escolher essa modalidade, o único saque a que o trabalhador tem direito é o saque-aniversário, até que passe o período de carência.
Quem opta pelo saque aniversário perde o saque rescisão
Mas a resposta é não, já que optar pelo saque-aniversário do FGTS impede saque-rescisão. Isso acontece porque a opção pelo saque-aniversário atinge todas as contas que o trabalhador tem no Fundo, sejam antigas ou a conta do emprego atual.
Como fica a rescisão em caso de saque aniversário
Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.
O que acontece se eu sacar o saque aniversário e for demitido
- o saldo da conta do FGTS do trabalhador demitido que optar pelo saque-aniversário ficará retido e só poderá ser resgatado para a compra da casa própria, por motivos de doença e desastre natural, aposentadoria ou morte (dependentes poderão sacar).
Qual a desvantagem de pegar o saque aniversário
Desvantagens de antecipar o Saque Aniversário FGTS
Quando você opta pelo Saque Aniversário, mesmo quando não faz a antecipação, perde a possibilidade de sacar o saldo integral da sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa durante 2 anos. Porém, a multa de 40% em caso de desligamento é mantida para o saque.
Quem antecipou saque-aniversário e ficou com o valor bloqueado não pode receber
Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.
Quanto tempo o FGTS fica retido depois do saque-aniversário
três meses
O valor do saque-aniversário fica disponível do primeiro dia útil do mês de aniversário do contribuinte e permanece na conta do FGTS por três meses, conforme visto no calendário.
Quem aderiu ao saque aniversário tem direito ao PIS
Sim, ser optante da modalidade saque-aniversário não interfere na hora de receber o seu Abono Salarial PIS. Portanto, caso opte por receber anualmente o saque-aniversário do FGTS e preenche todos os requisitos do PIS, você receberá normalmente.
Quanto tempo o FGTS fica bloqueado
Vale lembrar que, no Saque-Aniversário, o saldo do FGTS fica bloqueado se você for demitido sem justa causa e quiser sacar o dinheiro. Neste caso, você fica apenas com o valor da multa rescisória. Além disso, se você quiser mudar para a modalidade do Saque-Rescisão, precisa esperar um período de dois anos.
Quanto tempo demora para cancelar o saque-aniversário
Quem optou pelo Saque-Aniversário, mas ainda não contratou a antecipação e deseja retornar ao saque-rescisão, poderá fazê-lo a qualquer momento. Porém, a alteração só será efetivada no 1º dia do 25º mês da solicitação, conforme as condições preestabelecidas pelo FGTS.
O que acontece se eu optar pelo saque-rescisão
O que acontece se eu optar pelo saque-rescisão? Como o saque-rescisão é a modalidade padrão do FGTS, você só tem que optar por ela caso tenha alterado anteriormente para o saque-aniversário e queira retornar à modalidade antiga.
É uma boa fazer o saque-aniversário
É vantajoso optar pelo saque-aniversário? É muito vantajoso para quem decide utilizar o dinheiro para suprir alguma necessidade, mas é sempre bom lembrar que ao usar o saque-aniversário você desabilita a opção de saque-rescisão, uma opção de reserva de emergência.
É uma boa antecipar o saque-aniversário
Antecipar o saque-aniversário pode ser uma boa solução para quitação de dívidas de juros mais altos, como o cartão de crédito e o cheque especial, ou para realizar objetivos imediatos - reformar um cômodo da casa, por exemplo.