Quem não tem calvície pode usar minoxidil?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

O minoxidil é indicado para pessoas que estão com falhas no cabelo, mas que têm um bom grau de reversão do problema. Logo, para quem está quase ou totalmente calvo, ele não terá efeito, pois a região está sem chances de novos pelos nascerem.

O Minoxidil é eficaz especificamente para homens com calvície de padrão masculino. Não deve ser usado nos casos em que a queda de cabelo é acompanhada de crostas ou lesões no couro cabeludo.

Quando o assunto é contraindicações, o minoxidil oral deve ser usado com cautela por pessoas com alterações na pressão, tanto hipertensão como hipotensão. Além disso, quem sofre de doenças cardíacas, renais, ou no fígado, também devem ter cuidado.

Usar apenas minoxidil tópico, principalmente por conta própria, não garante que você não ficará careca. O mais importante a se saber é: qual é o diagnóstico do seu problema capilar?

O minoxidil é considerado um medicamento seguro, em especial na versão em solução, para uso tópico. Mesmo assim, podem haver efeitos colaterais, como reação alérgica local, coceira, pele seca, descamação do couro cabeludo e queda de cabelo.

É perigoso usar Minoxidil no cabelo? Não. O Minoxidil tem sido amplamente usado e prescrito por dermatologistas, se tornando um produto consagrado no tratamento da queda de cabelo.

No caso do minoxidil, o remédio para calvície não possui registro na Anvisa. Seus principais efeitos colaterais são: aumento do batimento cardíaco (taquicardia), dor moderada na região do tórax, fraqueza, tonturas ou visão turva e embaçada, náuseas, redução da libido e suor nas mãos.

O minoxidil é indicado para pessoas que estão com falhas no cabelo, mas que têm um bom grau de reversão do problema. Logo, para quem está quase ou totalmente calvo, ele não terá efeito, pois a região está sem chances de novos pelos nascerem.

Não aplique o produto em áreas irritadas ou feridas; Não use Minoxidil se estiver grávida ou amamentando sem consultar um médico antes; Não aumente a frequência ou a quantidade de aplicação do produto, pois isso não acelerará o processo de crescimento de pelos e pode causar efeitos colaterais indesejados.

Dra. Letícia Bortolini: Geralmente o uso do Minoxidil não é a curto prazo, mas sim por um longo tempo. O que acontece é que ele interfere no ciclo de crescimento capilar, prolongando a fase anágena.

A pesquisa foi realizada com mulheres entre 18 e 65 anos de idade. O minoxidil funciona melhor para homens com menos de 40 anos de idade, pois uma vez que a queda de cabelo se espalha por uma grande área, a eficácia do tratamento é menors.