Quem não pode fazer contraste?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Mesmo sendo bastante seguro, o gadolínio é contraindicado para pacientes com predisposição genética a apresentar hipersensibilidade (alergia), pessoas com asma brônquica (pois pode aumentar o risco de broncoespasmo) e pacientes que já tiveram alergia a contrastes.

Pelo fato de seu principal composto químico ser o iodo, esse tipo de contraste é contraindicado para pacientes com insuficiência renal e que tiveram reações alérgicas anteriores ao seu uso. Já no caso de pacientes grávidas, é necessário avaliar com o médico obstetra.

Riscos do contraste

  1. Anafilaxia (Reação Alérgica Aguda) Nesse tipo de reação há o surgimento de urticária, inchaço da pele, edema de glote, broncoespasmo, aceleração cardíaca, queda da pressão. ...
  2. Efeitos Tóxicos. Com o uso do contraste, o organismo pode sofrer certos efeitos tóxicos causando alguns tipos de reação.

As mais comuns, classificadas como leves, são sintomas como urticária, náuseas, dor de cabeça ou vômito e ocorrem em poucos pacientes. Reações graves, como edema de glote ou choque anafilático, são raros.

Quem não pode fazer Ressonância com Contraste Gadolínio

  1. Pacientes que apresentam as características abaixo, o exame não é recomendado ou deve ter acompanhamento médico: Pacientes com disfunção renal grave o transplante hepático. ...
  2. Gravidez e Lactação. ...
  3. Quais os sintomas que o contraste pode causar?

Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.

A função do contraste no corpo é aumentar a opacidade das estruturas, restringindo a penetração da radiação e, consequentemente, aumentando o contraste entre as regiões adjacentes. Normalmente, é indicado o uso de contraste em exames vasculares, suspeita de tumores, processos inflamatórios, etc.

Exames que podem ser solicitados com uso de contraste incluem ressonância magnética, tomografias computadorizadas, ultrassom e raio-X. Esses mesmos exames também podem ser beneficiados com a adoção dos laudos a distância para interpretação do diagnóstico.

Quanto tempo dura o efeito
O efeito da substância de contraste geralmente dura 2 horas após o exame.

Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Primeiramente, após a ressonância magnética, a substância chega ao sistema urinário, sendo eliminada em até 24 horas. O contraste à base de gadolínio é expelido pela urina do paciente.

Hipertireoidismo: Pacientes com hipertireoidismo agudo estão em um risco maior no uso de contraste iodado intravenoso, não devendo ser utilizado a princípio.