Quem não pode fazer cirurgia de catarata?

Perguntado por: omota . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Assim como os pacientes diabéticos, os hipertensos também podem ter a cirurgia de catarata reagendada caso a pressão arterial não esteja controlada. Já idosos ou jovens que possuem problemas cardiológicos precisam de uma avaliação com um cardiologista para descartar a hipótese de insucesso na operação.

Dr. E.A.Y: A cirurgia de catarata pode ser contraindicada em pacientes que apresentem outras comorbidades oftalmológicas onde não há prognóstico visual após a remoção da catarata, ou seja não há possibilidade de melhoria.

Quais problemas podem ocorrer após cirurgia de catarata? Além dos riscos comuns do pós-operatório de qualquer cirurgia ocular, como infecções, sangramento, inflamação, visão dupla e pressão intraocular, o pós operatório da catarata pode desenvolver o turvamento do tecido que segura a lente intraocular.

Quem tem hipertensão arterial sistêmica pode sim fazer cirurgia de catarata. Podem ser necessários alguns exames clínicos pré-operatórios e é importante que a doença esteja estabilizada.

Optar por não operar a catarata pode acarretar em diversos problemas, entre eles, o risco de sofrer acidentes em situações comuns do dia a dia. A dificuldade em enxergar diminui nossa percepção de espaço e, com isso, diversos acidentes ficam mais propensos a acontecer.

Não há risco de ficar cego durante a cirurgia de catarata. Porém, pacientes que desenvolvem endoftalmite no pós-operatório podem perder a visão. Esta é a única complicação do procedimento que pode levar à perda permanente da visão. No entanto, apesar de ser grave, a endoftalmite é uma infecção raríssima.

Virgílio Centurion – Podemos mencionar inchaço da córnea ou da retina, aumento da pressão no olho (hipertensão ocular), pálpebra caída (ptose). Essas complicações normalmente podem ser tratadas com medicamentos, acompanhamento oftalmológico.

Recomenda-se repouso após a cirurgia de catarata e retorno ao trabalho depois de 7 dias. A visão pode ficar um pouco embaçada e geralmente melhora dentro de cinco dias, mas atividades leves, como assistir TV ou enviar mensagens de texto no telefone, podem ser feitas no mesmo dia da cirurgia.

O paciente poderá abaixar a cabeça normalmente desde que o faça com cuidado. Faça caminhadas a partir do dia seguinte ao da cirurgia. É recomendado aguardar, no mínimo, dez dias para fazer ginástica e quinze dias para hidroginástica.

Também não é indicado qualquer atividade que exija esforço físico por, no mínimo, 15 dias. O que vale ressaltar, no entanto, é que a cirurgia de catarata, quando atinge os dois olhos, é realizada em um olho por vez, com um espaçamento mínimo de uma semana entre cada cirurgia.

É necessário alguma preparação antes da cirurgia de catarata? Normalmente é orientado ao paciente que realize um jejum de 8h e não consuma bebidas alcoólicas 24 horas antes do procedimento. Outras avaliações podem ser solicitadas pelo médico, o que irá variar conforme a sua avaliação e o nível em que está a catarata.

Verdade – Não há necessidade de internação, e a Cirurgia é realizada com anestesia tópica (realizada através de colírios). A Cirurgia leva em média de 10 a 15 minutos, não são necessários pontos e a recuperação da visão é rápida.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob sedação com anestesia local. Rápido e indolor, tem duração aproximada de 15 a 20 minutos e o tempo de permanência do paciente na clínica é em torno de três a quatro horas.

Lente intraocular implantada em cirurgia de catarata deve ser fornecida pelo SUS e plano de saúde.

Devo operar os dois olhos simultaneamente ou um de cada vez? O ideal e operar primeiro o olho de pior visão, porém somente o cirurgião poderá indicar a melhor opção para cada caso.

Estima-se que 95% dos pacientes operados de Catarata têm a recuperação da visão para as mesmas condições anteriores ao surgimento da doença e apenas 5% apresentam algum tipo de problema após o procedimento.