Quem já recebeu o PIS vai receber a diferença?
O novo valor só vale para quem ainda não tiver recebido o abono. Quem ainda vai receber o PIS com aumento são os nascidos entre julho e dezembro.
Quem já recebeu o PIS tem direito
Quem tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep? Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).
Quem vai receber o retroativo do PIS
Os trabalhadores recebem o PIS/PASEP retroativo quando se encaixam nos requisitos de recebimento, porém não receberam na data prevista inicialmente. Logo, esses trabalhadores foram identificados após uma revisão feita pela Dataprev e estes recebem de forma retroativa.
Quem vai receber dois PIS
A primeira parcela será destinada às pessoas que tiverem valores esquecidos referentes ao ano de 2021 e 2022. Entretanto a segunda parte do abono salarial é destinada a um grupo específico, isto é, aqueles que exerceram atividades laborais entre os anos de 1971 e 1988.
Como saber se tenho dinheiro do PIS esquecido
A consulta para saber quem tem direito aos valores “esquecidos” do PIS/Pasep também é feita no app do FGTS, no site do fundo ou no internet banking Caixa. Os herdeiros poderão sacar o montante, mas terão de apresentar documentos que provem o direito de receber a cota.
Quando cai o PIS 2023 para quem tem conta na Caixa
Calendário do PIS 2023 começa dia 15 de fevereiro. A liberação dos valores é feita de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores e se inicia pelos nascidos em janeiro e fevereiro. Quem tem conta na Caixa receberá o crédito automaticamente; os demais terão uma conta aberta no Caixa Tem.
Quem tem direito a receber o abono salarial em 2023
Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023 todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano de 2021.
Como resgatar PIS retroativo
Para ter acesso ao abono salarial de maneira retroativa, o trabalhador precisa verificar como ocorre o procedimento na instituição financeira em que recebe o benefício. Para quem é servidor público, beneficiário do Pasep, o Banco do Brasil recomenda que entre em contato com o “Alô Trabalhador”, no telefone 158.
Como receber o PIS antigo
Para consultar e sacar as cotas do PIS/Pasep de 1971 a 1988, o trabalhador deve consultar se tem saldo disponível no aplicativo do FGTS. A informação, segundo a Caixa, vai estar na tela principal do aplicativo. Para solicitar o saque, basta clicar em "Você possui saque disponível".
Como receber o pagamento retroativo
Para receber o retroativo, é necessário que o beneficiário cumpra os seguintes requisitos listados abaixo:
- Esteja cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico);
- Tenha sido inscrito no auxílio emergencial até 2 de julho de 2020;
- Tenha se cadastrado como “Responsável Familiar” e recebido cotas simples do programa.
Vai ter 2 pagamentos do PIS em 2023
O último lote de pagamento do abono salarial PIS/Pasep em 2023 será realizado pelo governo federal no dia 17 de julho. Os trabalhadores do setor privado nascidos em novembro e dezembro, além dos servidores públicos com número do Pasep terminado em 8 ou 9, estão incluídos nesse grupo.
Quando o governo vai pagar o PIS que ficou atrasado
Este ano, os pagamentos do abono do PIS/Pasep referentes ao ano-base de 2021 começaram a ser feitos no dia 15 de fevereiro e os trabalhadores têm até o último dia útil do ano (29/12/2023) para sacar. Mas, se perder o prazo, pode recorrer.