Como fazer para ganhar experiência?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Como adquirir experiência profissional além da carteira assinada?

  1. Aposte no empreendedorismo.
  2. Invista em capacitação.
  3. Aproveite as oportunidades de estágio.
  4. Tenha interesse por trabalhos voluntários.
  5. Trabalhe como freelancer para adquirir experiência profissional.
  6. Participe de projetos em sua faculdade.

Confira as nossas sugestões!

  1. Monte um portfólio. ...
  2. Participe de trabalhos voluntários. ...
  3. Amplie sua rede de contatos. ...
  4. Busque capacitação constante. ...
  5. Faça cursos online com aulas práticas. ...
  6. Desenvolva de projetos na faculdade. ...
  7. Procure freelas na sua área. ...
  8. Invista em uma pós-graduação.

Destaque sua formação acadêmica e extracurricular
Para fazer um currículo quando não se tem experiência na área, antes de apresentar suas experiências profissionais propriamente ditas, é recomendado que você entregue um breve resumo de toda a sua formação.

Em suma, a experiência profissional pode ser traduzida como a trajetória de uma pessoa no mercado de trabalho. No currículo, tem por objetivo mostrar as vivências práticas de um candidato em uma determinada função e, como falamos, é fator essencial para se destacar no mercado, como você vê a seguir.

90 dias

A legislação não estipula um período mínimo de duração para o contrato de experiência, e o período inicialmente determinado pode ser prorrogado somente uma vez. Em todo caso, é preciso obedecer ao limite máximo de 90 dias de duração.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

Coloque ao menos seu último grau de escolaridade no currículo, em uma seção chamada “educação” ou “formação acadêmica”. Por exemplo, se você cursou o ensino superior, não precisa colocar o colegial. Se você estudou até o colegial, não há necessidade de mencionar o ensino fundamental.

Sobre mim: o que escrever?

  1. Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  2. Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  3. Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  4. Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

Se for demitido sem justa causa antes do final do contrato de experiência, o trabalhador tem direito ao 13º salário proporcional, férias proporcionais mais 1/3, além do saldo do salário e 40% do FGTS. Além desses valores, ele deve receber também uma indenização.

É fato que as empresas dão preferência a quem já está inserido no mercado, pois acham que será mais fácil passar as tarefas para quem já as desenvolve. Junte a isso o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta os jovens entre 14 e 24 anos como os mais atingidos pelo desemprego.

Término do período de experiência
O que deve ser pago ao contratado, é somente o saldo salário, às férias proporcionais ( com ⅓ a mais) e o 13º salário.

Se você é um bom profissional, com um bom currículo, não é um emprego curto que vai te prejudicar. Assim, mesmo que você trabalhe apenas 1 dia na empresa, sua carteira de trabalho não ficará suja.

Você sabia que a empresa não pode exigir experiência superior a 6 meses na contratação? O artigo 442-A da CLT prevê expressamente que, para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.

Uma matéria no site da BBC, revelou que o tempo mínimo e ideal para um trabalhador permanecer em um novo emprego é de um ano, segundo especialistas. Para as empresas, o ponto positivo de um empregado trabalhar no mínimo 12 meses é um investimento financeiro melhor do que aquele que sai antes.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

O que colocar na experiência do primeiro emprego? Na experiência profissional no currículo do primeiro emprego, você pode colocar qualquer coisa que tenha te ajudado a desenvolver habilidades relevantes para a vaga, como: estágio, jovem aprendiz e trabalho voluntário.