Quais os motivos de não passar na experiência?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Lembre-se: Péssimo relacionamento interpessoal, má apresentação pessoal e atitudes que desviam dos valores propostos pela empresa, são alguns pontos que resultam quase sempre em quebra de contrato no período de experiência.

Péssimo relacionamento interpessoal, má apresentação pessoal e atitudes que desviam dos valores propostos pela companhia são alguns pontos que quase sempre resultam em quebra de contrato no período de experiência. Sendo assim, você deve evitar tais comportamentos.

1 – Entenda que errar é um processo normal
É o famoso “arriscar”, que pode dar certo ou errado, e não há problema algum em obter alguns resultados negativos. Eles também são ótimas fontes de aprendizado, e apesar deste ser um grande clichê, ele é uma verdade.

Pontos que serão avaliados
Outros pontos que também costumam ser levados em consideração na avaliação do período de experiência são: comprometimento, cumprimento das regras e horários, comportamento no ambiente de trabalho, relações interpessoais e fit cultural.

O segredo para se sair bem neste tema é ser sincero. Quando explicar o real motivo da sua demissão, seja ela por conta de corte de funcionários ou por questões mais específicas, é necessário mostrar altivez e ser claro na exemplificação dos acontecimentos.

O contrato de experiência tem validade máxima de 90 dias, tornando-se um contrato por prazo indeterminado após o final desse período. Como você já pôde entender até aqui, a sua finalidade é para que o empregado e o empregador analisem mutuamente se decidirão pela efetivação.

Se o término do contrato ocorrer a termo na data determinada, ao final dos 45 dias, o trabalhador receberá o saldo salarial, 13º salário, férias acrescidas de 1/3 e pode sacar os depósitos do FGTS.

Como adquirir experiência profissional além da carteira assinada?

  1. Aposte no empreendedorismo.
  2. Invista em capacitação.
  3. Aproveite as oportunidades de estágio.
  4. Tenha interesse por trabalhos voluntários.
  5. Trabalhe como freelancer para adquirir experiência profissional.
  6. Participe de projetos em sua faculdade.

5 comportamentos para evitar em seu primeiro emprego

  1. 1) Atrasos.
  2. 2) Não assumir responsabilidade.
  3. 3) Não revisar seu trabalho.
  4. 4) Usar roupas inadequadas.
  5. 5) Usar recursos do trabalho para fins pessoais.

Conheça outras dicas de como agir quando não te demandarem no trabalho:

  1. esteja sempre disponível e deixe isso claro;
  2. Fazendo sua lição de casa, aprendendo o que foi instruído no primeiro dia de trabalho ou na admissão;
  3. Saiba quando consultar em caso de dúvidas;
  4. feedback personalizado.