Quem foi o criador do PIB?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Simon Kuznets

Originalmente, o conceito de PIB foi desenvolvido pelo economista russo naturalizado americano Simon Kuznets, na década de 1930.

Quem criou o conceito do PIB? O primeiro cálculo de produção nacional foi publicado em 1953 nas Nações Unidas, baseado em um documento do economista Richard Stone. O título era 1ª Versão do Manual de Contas Nacionais. Stone foi eleito em 1984 o Prêmio Nobel de Economia.

Richard Stone

Publicado em 1953 pela primeira vez, o cálculo do PIB, criado pelo economista britânico Richard Stone, é a medida universal para que os países meçam o desempenho da sua economia, façam a comparação entre tempos diferentes e também entre o seu desempenho e o de outras nações.

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, que, em linhas gerais, é um indicador econômico bastante utilizado na Macroeconomia (ramo das Ciências Econômicas) que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre).

No Brasil, o PIB é calculado pelo IBGE com base em dados produzidos pelo próprio instituto e de algumas fontes externas, como Banco Central, Secretaria da Receita Federal e FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O desenvolvimento desse indicador econômico foi resultado de uma longa e extensiva pesquisa para encontrar formas de avaliar o tamanho e a renda de um país. A fórmula de cálculo que vamos explicar a seguir leva em consideração desde um simples pão de sal até produções complexas, como a fabricação de aviões.

Entretanto, efetivamente, o primeiro cálculo de um PIB nacional foi desenvolvido e publicado apenas em 1953 pelas Nações Unidas. O resultado foi concluído baseado em um documento produzido pelo economista Richard Stone, que também venceu o Nobel de economia graças a essa contribuição.

O PIB brasileiro é o resultado da soma de toda a produção nacional. Portanto, em uma fábrica de automóveis, são somados todos os itens utilizados na produção de um veículo: pneus, vidros, motor, salário dos funcionários, energia consumida etc.

Em 2015, o PIB brasileiro teve seu pior desempenho desde 1990. A queda de 3,8% é a maior desde o recuo de 4,3% registrados em 1990 e o pior resultado da atual série histórica, que começa em 1996.

As maiores economias do mundo. A força econômica de um país é julgada por seu produto interno bruto (PIB). Este é o valor de toda a renda gerada no país a partir da venda de bens e serviços. Com um PIB de 25,46 trilhões de dólares, os EUA são de longe a maior economia do mundo.