O que pode prejudicar o crescimento do PIB?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Além do consumo das famílias, outro fator que tem forte influência sobre a variação do PIB são os investimentos privados, ou seja, aqueles feitos por empresas.

"Na realidade, a taxa de inflação é que pode impactar o PIB, pois se esse é a soma dos valores dos bens e serviços produzidos, se houver uma inflação de preços, o valor do PIB tende a ser maior", explica.

Os dados do PIB do segundo trimestre de 2019 divulgados ontem ocultaram informações importantes: os gastos do governo caíram, as importações cresceram e as exportações diminuíram. (Eis um bom gráfico resumindo isso). Esses três fenômenos reduzem o valor do PIB.

A recessão técnica é geralmente definida como dois trimestres consecutivos de queda no PIB. A recessão pode ser causada por diversos fatores, como crises financeiras, mudanças nas políticas econômicas, queda na demanda ou choques externos.

Investimento produtivo é menor que em outros emergentes latino-americanos. Outro problema é a baixa capacidade de poupança no Brasil. No terceiro trimestre ela correspondeu a 16,2% do PIB, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um ponto percentual maior maior que a do mesmo período de 2021.

Talvez o mais sério problema com o PIB esteja no fato de que ele inclui os gastos do governo como se fossem um componente tão legítimo quanto os outros. Para começar, os gastos do governo só são possíveis porque ele tem o poder de extrair dinheiro do setor produtivo: dos trabalhadores assalariados e dos empreendedores.

“Atualmente, temos uma série de entraves ao crescimento: educação de baixa qualidade, economia fechada, muita incerteza jurídica, baixa taxa de investimento e pouca atratividade para os investidores”, cita o economista da JBFO.

PIB: entenda quais são os fatores que influenciam o crescimento da economia

  • Começando pela definição de PIB. ...
  • Consumo privado. ...
  • Investimentos privados. ...
  • Gastos públicos. ...
  • Balança comercial.

A economia opera através da interação entre bancos, governos, famílias e empresas. Estas entidades realizam transações econômicas, trocando dinheiro ou crédito por bens, serviços ou ativos financeiros. O Banco Central desempenha um papel vital na manutenção da estabilidade dos preços.

O resultado foi impulsionado, principalmente, pela agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período, na maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os resultados divulgados pelo IBGE "comprovam que o país está melhorando".

PIB do Brasil cai 0,2% no 4º trimestre e fecha 2022 com crescimento de 2,9%

Considerando a série histórica anterior, iniciada em 1948, o tombo de 4,1% em 2020 foi o maior em 30 anos e o terceiro pior resultado anual da história econômica do Brasil. As maiores retrações já registradas ocorreram em 1981 e 1990, quando houve queda de 4,3% do PIB em ambos os anos.

trajetória anual do PIB brasileiro
De acordo com o IBGE, o PIB per capita caiu 4,8% em termos reais (descontada a inflação) em 2020, alcançando R$ 35.172 em 2020, o que representa a menor taxa da série histórica, iniciada em 1996. Já a taxa de investimento atingiu 16,4% do PIB, contra 15,4% observado em 2019.

O crescimento econômico e a redução da pobreza tiveram como efeito um fenômeno que para muitos analistas mostra o Brasil no caminho de ser um país predominantemente de classe média, característica da grande maioria dos países desenvolvidos.