O que significa a taxa Selic?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

A Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é uma taxa básica de juros usada pelo Banco Central para influenciar as outras taxas de juros do país, praticadas por bancos e demais instituições do sistema financeiro.

Ao aumentar a Selic, tem como objetivo desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta; E, ao baixar a Selic, tem como objetivo estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.

Quando a Selic cai, os investimentos de renda fixa indexados à Selic passam a oferecer uma remuneração menor. E o contrário também acontece. No caso do Tesouro Selic, além de ainda manter a rentabilidade de 13,25% ao ano, existem benefícios como a facilidade de aplicação e a segurança.

O valor da taxa Selic foi reduzido a 13,25% ao ano em agosto de 2023. Esse percentual corresponde à expectativa de analistas pela queda da taxa. O valor foi definido no dia 02 de agosto, no segundo dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), caindo pela primeira vez desde a decisão de agosto de 2020.

A taxa Selic é taxa que o governo paga quando pega dinheiro emprestado. Por isso, ela também é conhecida como taxa básica de juros da economia, justamente porque serve como a base para os juros de toda a economia do país.

Impacto nos investimentos
A taxa Selic também influencia os investimentos financeiros, especialmente aqueles atrelados à renda fixa. Quando a taxa está alta, os investimentos em títulos públicos e outros produtos de renda fixa tendem a oferecer retornos mais atrativos, o que pode atrair investidores para esses ativos.

A maior taxa Selic da história foi registrada em 1989, período em que a economia brasileira sofria com a hiperinflação. Em 2 de fevereiro daquele ano, o índice apurado foi de 3,626% no dia. A maior Selic acumulada em 12 meses foi registrada em 26 de dezembro do mesmo ano, quando a taxa composta atingiu 115.334,03%.

Aumentar a Selic causa uma desaceleração da economia, o que impede que a inflação fique muito alta; Baixar a Selic causa um estímulo ao consumo que aquece a economia, aumentando a inflação quando ela está abaixo da meta.

Mesmo que o Tesouro Selic tenha liquidez diária, evite o saque nos primeiros 30 dias. Caso você resgate a sua aplicação dentro desse período, a alíquota cobrada será regressiva, ou seja, diminui conforme os dias em que o dinheiro permaneceu aplicado.

Você precisa de uma Selic baixa para impulsionar a economia e as participações dos FIIs de tijolos. A lógica também vale para fundos de galpões logísticos e de lajes corporativas. Os FIIs ficam mais atrativos por conta da queda de juros”, destaca, citando o FII XPML11 como uma boa opção.

Por isso, quando a economia está aquecida e os preços começam a subir a ponto de minar a meta de inflação, a Selic é elevada. Com juros mais altos, fica mais caro tomar crédito – e não só para os consumidores, como também para as empresas e o próprio governo. Isso desestimula o consumo e ajuda a controlar os preços.

As instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC) na pesquisa Focus reduziram de 12,00% para 11,75% a previsão para a taxa básica de juros (Selic) ao final de 2023.

É apurada pelo Sistema Selic com base nas operações ponderadas e ajustadas dos títulos públicos federais realizadas durante o dia. São operações envolvendo principalmente bancos, que compram, vendem e usam títulos públicos como garantias (lastro) para empréstimos entre si.

Selic a 13,25%