Qual o estado mais rico do país?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

A economia paulista responde por 60% do PIB da região Sudeste e aproximadamente um terço da economia brasileira.

Sergipe

Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional.

Cinco Estados concentram quase dois terços da economia
Apenas cinco Estados brasileiros respondem por quase dois terços (64%) da economia brasileira: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

A Região Metropolitana de São Paulo é a região metropolitana com o maior PIB do Brasil e da América do Sul. A Região Metropolitana do Rio de Janeiro é a região metropolitana com o segundo maior PIB do Brasil.

São Paulo

São Paulo é a capital mais populosa do país com aproximadamente 12,1 milhões de habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Logo em seguida, aparece a cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, com mais de 6 milhões de habitantes.

Seguindo o IDH, entre os melhores estados do Brasil podemos citar: Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Guaratinguetá

1º lugar - A cidade mais barata do país é Guaratinguetá (São Paulo) Importante centro de comércio e de prestação de serviços do Vale do Paraíba. A cidade tem 752 km², com 121 mil habitantes. Fica a 530m de altitude e a 175 km da capital São Paulo.

São Paulo fica pela 1ª vez no top 10 das cidades mais caras para super-ricos. Os chamados super-ricos gastam mais em São Paulo do que em Miami para manter o padrão de vida.

Curitiba

Um levantamento realizado pela consultora Macroplan definiu Curitiba como a melhor capital para se viver no Brasil. O estudo se baseou em 16 indicadores divididos em quatro grandes categorias: Saúde; Educação e Cultura; Segurança; Saneamento e Sustentabilidade.

Nova York

1. Nova York: 101 bilionários. Apesar de uma perda líquida de seis super-ricos desde o ano passado, Nova York ainda é a capital dos bilionários.

Pobreza nos estados
Das 27 Unidades da Federação (UFs) brasileiras, nove delas têm a maior parte da população composta por pessoas em situação de pobreza, a saber, Maranhão (58,9%), Amazonas (56,7%), Alagoas (56,2%), Paraíba (54,6%), Ceará (53,4%), Pernambuco (53,2%), Acre (52,9%), Bahia (51,6%) e Piauí (50,4%).

São os casos de Amapá (49,4%), Pará (49,1%), Sergipe (47,9%), Roraima (46,8%), Rio Grande do Norte (46,2%) e Tocantins (35,8%). Todos também ficam nas regiões Norte e Nordeste.

Circulando nas redes sociais um vídeo sobre os estados mais bonitos do Brasil, todos com belíssimas imagens. Em quinto lugar está o Rio Grande do Sul, seguido de Minas Gerais (4º), Bahia (3º), Rio de Janeiro (2º) e Santa Catarina, na primeira posição.