Quem foi o criador da União Soviética?

Perguntado por: umata . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Lenin

Para voltar a desenvolver a economia russa, Lenin criou a Nova Política Econômica (NEP). Uma política que caracterizou-se pela nacionalização da economia e pela luta contra a desigualdade social, a miséria e a fome. Também dentro dessas medidas, estava a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS.

Vladimir Lenin

Vladimir Lenin (1917-1924)

A formação da URSS foi resultado da consolidação do poder dos bolcheviques sobre o território do antigo império russo. Foi formada por 15 nações, que conquistaram sua independência depois que a união foi dissolvida e reuniram-se no que ficou conhecido como Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Mikhail Sergeevitch Gorbatchov ou Gorbachev; em russo: Михаи́л Серге́евич Горбачёв, GLC, (Stavropol, 2 de março de 1931 – Moscou, 30 de agosto de 2022) foi um estadista e político russo.

O Império Russo a era conhecido como o “Gigante dos Pés de Barro”, uma vez que sob o sistema feudalista – organização política-social na qual servos trabalhavam para donos de terra, os quais geralmente tinham laços com a nobreza –, os senhores feudais não tinham interesse em modernizar as plantações ou investir em ...

Antigo império que se estendia pelo leste da Europa e da Ásia setentrional e ocidental, hoje a Rússia compreende o território que até 1991 integrava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), estabelecida após a Revolução Russa de 1917.

A União Soviética é tradicionalmente considerada o sucessor do Império Russo e da sua curta sucessora, o Governo Provisório Russo sob Yevgenyevich Georgy Lvov e depois Alexander Kerensky.

O governo Gorbatchev realizou dois projetos de reforma: a Glasnost, uma abertura política do regime; e a Perestroika, uma reestruturação econômica. As causas do fim da União Soviética estão ligadas à crise econômica, desgaste político e tensões sociais.

A União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi uma nação que existiu entre 1922 e 1991. A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista.

Ao lançar reformas para alcançar a "glasnost" e a "perestroika", Gorbachev desencadeou inadvertidamente as forças que levaram à dissolução da URSS e à sua destituição do poder. Publicado em 31 de agosto de 2022 às, 07h49.

Em 1991, com o fim da URSS, o bloco se desmembrou em Armênia, Azerbaijão, Bielorússia (hoje Belarus), Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Em 1990 era formado por 15 repúblicas federadas: Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estónia, Geórgia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Turquemenistão, Ucrânia e Usbequistão. A queda do regime comunista levou à desintegração da URSS a 21 de dezembro de 1991.

Os dois países foram os grandes ganhadores da guerra, entretanto um deles, Estados Unidos, defendia a ideologia capitalista, enquanto a União Soviética defendia a ideologia comunista. A polaridade entre os dois países dividiu o mundo em um novo confronto a partir de 1945, a Guerra Fria.

Josef Stalin (ou Estaline; Gori, 18 de dezembro de 1878 – Moscou, 5 de março de 1953) foi um revolucionário comunista e político soviético de origem georgiana.

Os soviéticos celebraram a democratização, mas as reformas para introduzir a economia de mercado no país demoraram demais para dar frutos. Houve aumento de preços, racionamento, filas intermináveis para obter produtos. Tudo isso gerou frustração cada vez maior com a administração de Gorbachev.

Em 25 de dezembro de 1991 tem fim a URSS, fazendo surgir 15 novos países. Além dos bálticos, ganharam a independência Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão.