Quem foi o autor do salmo 51?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã foi a ele, depois de Davi achegar-se a Bate-Seba.

No Salmos 51, o Salmista Davi faz uma das mais belas confissões de pecado registradas na Bíblia. Ele foi escrito na ocasião do pecado de Davi com Bate-Seba e a morte de Urias – seu marido – do qual o rei foi o principal responsável. Davi sempre teve uma profunda intimidade com Deus e uma vida de obediência exemplar.

Salmo 51 é o apelo agoniado de um coração ensangüentado. Davi tinha encarado a feiúra de seu próprio pecado. Ele não está falando sobre o pecado de Adão, ou de sua própria mãe. Ele fala sobre "minha iniqüi-dade", "meu pecado" e "minhas trans-gressões" (51:2-3).

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Rabi Moshe Chaim Luzzato, o Ramchal, define a pureza como a perfeição do coração e dos pensamentos, como descreve David nos Salmos (51:12) “Cria em mim um coração puro, Criador”. Através da pureza a pessoa não deixa espaço para o lado negativo.

Davi se sentia assim, desprezado pelo Senhor. A prova disso é que sua maior preocupação não era o movimento de seus adversários, mas o silêncio de Deus. Por isso a insistente pergunta: “Até quando, Senhor?” (Salmo 13:1,2). Muitas vezes nos sentimos assim e tomamos em nossas orações essa mesma pergunta do salmista.

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque ele agia de acordo com a vontade de Deus. Mas como vimos, Davi era um homem imperfeito. Porém, ele sabia que dependia da graça e do poder do Espírito Santo para que seu coração estivesse alinhado ao coração de Deus.

A retidão é feita de tudo o que é bom. Ela abrange os princípios do poder e da lei dos céus pelos quais todas as coisas de Deus são dirigidas, controladas e governadas. A retidão é muito simples. Em todas as situações da vida com as quais nos deparamos há um caminho certo e um caminho errado a seguir.