Quem foi Alexandre, o Grande e como ele morreu?

Perguntado por: uvasques9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Alexandre, o Grande, se tornou rei da Macedônia quando tinha apenas 20 anos. E em pouco mais de uma década, derrotou os persas e construiu um império que se estendia da Grécia até a Índia. O grande conquistador, que foi discípulo de Aristóteles, morreu aos 32 anos em circunstâncias que ainda são motivo de especulação.

Há teorias que dizem que ele foi envenenado, e outras dizem que ele contraiu malária ou febre tifoide em uma de suas últimas batalhas, na Índia, morrendo alguns dias depois em consequência da enfermidade. A hipótese de envenenamento não é muito aceita atualmente no debate historiográfico.

O grande erro de Alexandre, entre os poucos que cometeu, foi não ter preparado um sucessor que pudesse dar continuidade ao seu império – como seu pai tinha feito, ainda que não oficialmente.

A figura de Alexandre Magno (356 a.C. - 323 a.C.), ou Alexandre, o Grande, é uma das mais espetaculares da história humana. Alexandre é considerado por grande parte dos historiadores como um dos maiores estrategistas militares do mundo antigo e o edificador de um dos maiores impérios que o mundo já viu.

1 – que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicos da época; 2 – que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas…); 3 – que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos.

Antípatro

Antípatro o derrotou em batalha e o matou em Megalópolis.

Cleópatra era o nome da irmã de Alexandre, o Grande, bem como Cleópatra Alcíone, esposa de Meleagro na mitologia grega. Através do casamento de Ptolemeu V Epifânio e Cleópatra I Sira (uma princesa selêucida), o nome entrou na dinastia ptolemaica.

1) Eu quero que os melhores médicos carreguem meu caixão, para mostrar que eles não têm poder nenhum sobre a morte.

Biografia de Alexandre, o Grande
Na época, a Macedônia era um território periférico da Magna Grécia, e Alexandre foi aluno do filósofo Aristóteles assimilando valores da cultura grega.

Quais foram suas últimas palavras? Quando os generais perguntaram ao rei em seu leito de morte para quem ele queria deixar seu império, alguns afirmaram que ele disse "Krat'eroi", que significa "o mais forte".

Alexandre, o Grande tornou-se rei da Macedônia depois que seu pai foi assassinado, em 336 a.C. Durante os 13 anos seguintes, ele liderou uma série de campanhas militares que levaram os macedônicos a conquistarem a Pérsia, o Egito e partes da Índia.

Alexandre, o Grande, foi o responsável pela conquista de parte do oriente e pela expansão da cultura grega. Além disso, foi ele que liderou as conquistas militares sobre importantes povos da antiguidade, como os Persas, que há muito tempo entravam em conflito com os gregos.

13 anos

Sob o comando de Alexandre, o Grande, os macedônicos transformaram-se de um pequeno reino vassalo dos persas até o maior império do mundo em sua época. Embora tenha durado pouco, por somente 13 anos, entre 336 a 323 a.C, as conquistas militares foram responsáveis por um legado que se estende até a atualidade.