Como foi o fim do império de Alexandre, o Grande?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Em 323 a.C, aos 33 anos incompletos, Alexandre morreu, vitimado por uma febre. Seus generais começaram a disputar o poder entre si. O vasto império acabou se dividindo em reinos menores, dos quais os mais importantes eram os da Macedônia, da Síria e do Egito.

Este módulo precisa ser revisado por alguém que conheça o assunto (discuta). Os Reinos Helenísticos foram reinos surgidos na Ásia, Egito, Macedônia e Grécia após a divisão do Império de Alexandre, o Grande (ou Magno) por seus generais: Selêuco, Lisímaco, Ptolemeu e Cassandro, após a morte do imperador em 323 a.C.

Com a morte de Alexandre, o seu grandioso império foi dividido em três grandes reinos: o reino da Macedônia, que englobava toda a Grécia; o reino da Síria, compreendido entre a Ásia Menor, a Mesopotâmia e a Síria; e o reino do Egito, composto pela região nordeste da África, uma porção da Palestina e algumas regiões da ...

Batalha de Hidaspes

A Batalha de Hidaspes foi uma das últimas batalhas travadas pelo imperador macedônio Alexandre, o Grande, e levou esse nome por ter acontecido às margens do rio indiano homônimo.

O grande erro de Alexandre, entre os poucos que cometeu, foi não ter preparado um sucessor que pudesse dar continuidade ao seu império – como seu pai tinha feito, ainda que não oficialmente.

1 – que seu caixão seja transportado pelas mãos dos mais reputados médicos da época; 2 – que seja espalhado no caminho até seu túmulo, seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas…); 3 – que suas duas mãos sejam deixadas balançando no ar, fora do caixão, a vista de todos.

Desde 1991, a Macedônia é uma república independente, localizada entre a península grega e os Balcãs. Até hoje, Grécia e Macedônia discutem sobre a qual país pertence o legado do império.

O Império Britânico foi o maior império na história da humanidade, chegando a dominar quase um quarto do planeta. Era tanto território que foi apelidado de “o império no qual o Sol nunca se põe”.

Alexandre, o Grande, conquistou territórios da Ásia Menor, da Pérsia e da Mesopotâmia. Mas, o seu principal feito foi a vitória sobre o rei Dario III. Esse triunfo se deu após batalhas que se adentraram às regiões de domínio dos persas.

A batalha final travada pelos exércitos de Alexandre na Macedônia contra as forças persas do rei Dario III ocorreu em 330 a.C. Esse confronto marcou a vitória final dos macedônios e colocou fim ao Império Persa.

1) Eu quero que os melhores médicos carreguem meu caixão, para mostrar que eles não têm poder nenhum sobre a morte.

Alexandre, o Grande, foi o rei da Macedônia a partir de 336 a.C. e, durante seu reinado, conseguiu formar um grandioso império em um período de aproximadamente doze anos. Após o assassinato de seu pai, Alexandre partiu à conquista da Ásia e enfrentou o decadente Império Persa, que era liderado por Dario III.

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro. Mesmo impondo a derrota aos persas, diversas cidades-Estado gregas uniram-se em torno de uma liga político-militar capitaneada por Atenas.

Cleópatra era o nome da irmã de Alexandre, o Grande, bem como Cleópatra Alcíone, esposa de Meleagro na mitologia grega. Através do casamento de Ptolemeu V Epifânio e Cleópatra I Sira (uma princesa selêucida), o nome entrou na dinastia ptolemaica.

O rei da Macedônia que, ao conquistar um imenso território, tornou-se um dos mais conhecidos nomes do mundo antigo, já era chamado pelos antigos de "o Grande".

Segundo os autores do livro, a fortuna abocanhada por Alexandre seria hoje o equivalente a US$ 1,6 trilhão. Apenas em ouro e prata eram 7 mil toneladas, que ele transportou da Ásia para a Europa no lombo de 20 mil burros e 5 mil camelos.