Qual era a idade de Abraão quando Deus o chamou?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

75 anos de idade

Reza o Antigo Testamento, no capítulo 12 do livro de Gênesis, que Abraão, por volta de seus 75 anos de idade, recebeu um chamado de Deus para partir rumo aos recantos de Canaã. Canaã era a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de Israel.

Deus vai falar com Abrão no capítulo de Gênesis desta segunda (5)

Quando Abrão saiu de Harã tinha 75 anos. As pessoas costumavam viver mais naquele tempo? - Novidades - R7 Gênesis Responde.

A Bíblia diz que Deus mudou o nome de Abrão para Abraão quando o patriarca tinha noventa e nove anos. O texto bíblico informa que o Senhor apareceu a ele e se apresentou como o Deus Todo-Poderoso (Gênesis 17:1).

Quando Abrão tinha 99 anos de idade, ele teve uma conversa com o Senhor que mudou completamente sua vida; mudou-a tão completamente que, quando tudo terminou, ele nem se chamava mais Abrão!

13 anos na vida de Abraão?

75 anos

O tempo foi um deles, pois Abraão recebeu a promessa de Deus aos 75 anos, já com idade avançada e só a viu cumprida aos 100 anos.

Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.

Moisés é um levita que foi criado na corte pela filha do faraó do Egito. Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã.

O termo "hebreu" é historicamente mais antigo e é frequentemente usado para se referir aos ancestrais do povo judeu. Originalmente, os hebreus eram uma comunidade semita que falava a língua hebraica e cujas histórias e tradições foram documentadas na Bíblia Hebraica (Antigo Testamento para os cristãos).

Nas muitas vezes em que o desânimo pareceu pesar sobre Abraão, Deus chamou sua atenção para a promessa original, reafirmando sua aliança com ele. Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe.

O nome de nascença é Abrão, mas Deus mudou para Abraão
Ambos estão corretos. O nome de nascença é Abrão, mas depois, Deus mudou seu nome para Abraão, que trazia o significado do Plano Divino para ele. Ou seja, significava que o Criador o faria não apenas pai de um único filho, mas sim de uma multidão.

3 E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, aIsaque. 4 E Abraão acircuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado. 5 E era Abraão da idade de acem anos, quando lhe nasceu seu filho Isaque.