Quem é o autor do livro de Josué?

Perguntado por: lteixeira4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Quem escreveu esse livro? Não sabemos com certeza quem escreveu o livro de Josué. O livro tem o nome de Josué — sua figura principal e sucessor de Moisés como profeta do Senhor para Israel (ver Números 27:18–23).

O Livro de Josué é anônimo. O Talmude Babilônico, escrito entre os séculos III e V, foi o primeiro a atribuir autores a vários dos livros da Bíblia hebraica: cada livro, segundo ele, foi escrito por um profeta e cada profeta foi testemunha dos eventos descritos no livro que leva seu nome, incluindo Josué.

O livro de Josué recebeu o nome de seu principal personagem: Josué. O livro conta a história de como Deus cumpriu Seu convênio de dar aos filhos de Israel sua terra prometida de Canaã. Em hebraico, Josué significa “O Senhor salva” ou “o Senhor concede a vitória”.

Samuel

Quem escreveu esse livro? Não sabemos quem escreveu o livro dos Juízes. Uma tradição judaica diz que Samuel escreveu ou compilou o livro. Contudo, o livro reflete a perspectiva de uma época muito posterior, após a conquista das tribos do norte de Israel pela Assíria por volta de 721 a.C. (ver Juízes 18:30).

O livro de Josué conta uma historia de uma fulminante campanha militar, durante a qual os poderosos reis de Canaã foram derrotados nos campos de batalha e as tribos de Israel herdaram suas terras. (FINKELSTEIN e SILBERMANN, 2003, p. 103).

A narrativa de Josué mostra como Deus conduziu os exércitos de Israel a entrar na terra de Canaã (prometida por Deus) e como os israelitas, sob a direção de Josué, conquistaram essa terra, tomando-a de sete povos militarmente superiores a eles. Esse é o alvo do livro.

Eu estarei contigo” (Dt 31,23). No livro de Josué, Deus pede a Josué que seja um fiel cumpridor das ordens deixadas por Moisés (Js 1,7). Deus esteve ao lado de Moisés e fará o mesmo com Josué (Js 1,5). Assim como Moisés, Josué não está acima da Torá, mas dela deve ser fiel seguidor (Js 1,8).

Moisés reúne o povo e fala a eles para nunca deixarem de confiar no Senhor. Ele aproveita para anunciar o novo nome de Oseias: Josué.

Joshua

Josué, também chamado Oseias (Números 13:8 - Números 14:6) (ou Joshua, do hebraico יהושוע, Yehoshua ou Yeshua, significa "Deus Salva" ou "YHWH é Salvação", Iesous na transliteração para o grego, e na forma latina, Jesus), Josué era chamado originalmente de Oseias, entretanto, seu nome fora mudado por Moisés, em Cades.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

Moisés

Moisés é o autor de Deuteronômio. No decorrer do livro, vemos que Moisés cumpriu seu papel divino de “grande legislador de Israel” (D&C 138:41).