Quem amou Cleópatra?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Ao envolver-se primeiro com Júlio César, e depois com Marco Antônio, Cleópatra ganhou a fama de rainha sedutora e escandalizou muitos de seus contemporâneos. Envolver-se com homens influentes em Roma era uma estratégia para manter-se no poder e garantir a soberania do Egito. No final, a estratégia fracassou.

A história do fim da República em Roma e o início do Império está relacionada também com uma relação de amor entre Marco Antônio e a faraó do Egito, Cleópatra.

  • Cleópatra Selene II
  • Ptolemeu XV Cesarião
  • Ptolemeu Filadelfo
  • Alexandre Hélio

Rei dos Reis. Em Alexandria, depois da morte de César e a expectativa de uma união proveitosa entre o Egito e Roma, Cleópatra começou a agir a fim de consolidar seu poder. Entre as medidas que tomou, nomeou Cesarião como seu co-regente, de forma que, então, passou a ser reconhecido como Ptolomeu XV Cesarião.

Relata-se que o figo era a fruta predileta de Cleopatra, sendo que o besouro venenoso que acabou com sua vida foi levado até ela em um cesto de figos.

Cleópatra, rainha do Egito de 51-30 aC, era filha de Ptolomeu XII Auletes. Falava seis idiomas, era uma política admirável e soube usar sua sedução para garantir uma posição favorável ao Egito dentro da crescente influência de Roma.

De pele branca, olhos claros e traços europeus, a atriz se constituiu como referência à beleza da governante egípcia mais famosa da história.

Uma coisa é certa: feia ou extremamente bonita, Cleópatra manteve o reino de pé. E a historiadora Aroa Velasco só tem uma justificação para o sucesso desta mulher: era muito culta. Os especialistas afirmam que a rainha dominava várias línguas, interessava-se por ciência e gostava de literatura.

Hatshepsut

No contexto real, no Egito Antigo, podemos destacar Hatshepsut, considerada a mais poderosa rainha, que governou o Egito Antigo no século XV a.C. com toda força política e carisma, ela usava a dupla coroa do faraó, indicando sua soberania sobre as duas terras, ou seja, o Alto e o Baixo Egito.

A partir da pesquisa, foi possível concluir que Cleópatra tinha um grande nariz, queixo pontudo e lábios finos. Além disso, também tinha aproximadamente 1,52 m de altura e pele escura. A Rainha Cleópatra VII Filopátor governou os reinos do Egito entre 51 e 30 a.C. e fazia parte da última dinastia de faraós.