Quem faz Pilates fica com corpo bonito?

Perguntado por: ilima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Com esse ganho de massa muscular o seu corpo ficará cada vez mais definido, mas é preciso entender que por mais que o Pilates consiga fazer o praticante perder peso e ficar com o corpo mais definido, ele por si só não fará todo o milagre.

Utilizado no mundo todo, o pilates ajuda no desenvolvimento de força e flexibilidade e para melhorar o tônus muscular e a postura. Esse método tem como principal objetivo trazer qualidade de vida, bem-estar e saúde corporal.

Poucas semanas bastam para sentir os primeiros resultados do Pilates. Joseph Pilates, o criador das técnicas desta modalidade, já dizia: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”

Principal ganho de cada um
Todavia, para escolher entre pilates ou musculação, tenha em mente que o principal ganho da musculação é oferecer mais resistência e hipertrofia, já o pilates promove tranquilidade, equilíbrio, concentração, melhora da postura e respiração.

Pilates e musculação: uma combinação perfeita
Isso porque trabalhar flexibilidade, concentração e respiração aumenta a consciência corporal para a prática de musculação. Ao mesmo tempo que o fortalecimento muscular que a musculação trabalha ajuda na manutenção postural para a execução dos exercícios de Pilates.

Pilates vai me fazer ganhar massa muscular? MITO. Ele complementa muitos trabalhos para ganho muscular e ele ajuda a definir a musculatura, mas sem aumentar o volume. Não há hipertrofia.

Pilates cairia no último. Mas enquanto você verá os benefícios de fazer Pilates uma ou duas vezes por semana, os especialistas em exercícios concordam que o ideal é três vezes por semana. Esse é o “ponto ideal”, segundo Samper.

A prática de quatro vezes por semana foi recomendada pelo próprio Joseph Pilates em seu livro.

Para você ter uma noção de preço, pode-se dizer que a mensalidade de uma aula de pilates (duas vezes por semana) sai na faixa de R$ 200 a R$ 500. Muitas academias e profissionais da área aceitam diversos planos de saúde como forma de atrair mais pessoas.

O pilates leva a maior firmeza dos músculos, enquanto a musculação leva a crescimento (hipertrofia) e definição dos mesmos.

Para os idosos, sedentários ou pacientes que enfrentam alguma patologia, o Pilates pode ser uma excelente opção. Seus exercícios irão aumentar o tônus muscular e reduzir a sobrecarga na coluna, aumentando a capacidade respiratória e a oxigenação dos músculos.

Em relação aos tratamentos para lesões, o pilates em aparelhos pode ser mais eficiente que o pilates solo em virtude do auxílio das molas. Além disso, as execuções feitas nos aparelhos garantem maior segurança ao paciente, com posicionamentos mais precisos.