O que se deve comer no jantar?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Nenhum tipo de alimento deve ser priorizado no jantar. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais devem ser fornecidos adequadamente. Grelhados, verduras, legumes cozidos, carnes brancas e magras devem estar presentes no jantar. Saladas também são muito indicadas.

Conheça agora 7 refeições leves e práticas para o jantar que podem ser usadas para montar um cardápio saboroso e nutritivo.

  1. Sanduíche natural. ...
  2. Mix de salada. ...
  3. Omelete. ...
  4. Lasanha saudável. ...
  5. Frango grelhado. ...
  6. Sopa. ...
  7. Salada de frutas.

Confira nesse post os tipos de alimentos para consumir à noite e que não vão prejudicá-lo.

  • Qual é a regra básica para comer à noite? ...
  • Sopas e caldos. ...
  • Chá de erva-doce ou camomila. ...
  • Frutas. ...
  • Aveia. ...
  • Flor de Maracujá ...
  • Saladas.

Receitas de pratos saudáveis para comer à noite

  1. Sopa de legumes em creme. Nutritivas e fáceis de fazer, as sopas, além de trazerem aquela sensação de conforto ao final do dia, podem contar com uma infinidade de sabores. ...
  2. Vegetais assados. ...
  3. Crepioca. ...
  4. Espaguete de Abobrinha. ...
  5. Arroz de couve flor.
  • Café 1 de 6 Bebidas com altas concentrações de cafeína, como o café, são estimulantes do sistema nervoso central — Foto: Istock Getty Images. ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

O arroz deve ser consumido até mesmo no jantar, mesmo por quem deseja emagrecer.

A maçã também é uma das melhores frutas para comer à noite, segundo a indicação da Dra. Maria Vitoria Curban. Isso porque essa fruta é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que faz prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer, além de desintoxicar o nosso aparelho digestivo.

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.

Sabe-se que comer ovos no café da manhã aumenta a saciedade, diminui a ingestão de calorias na próxima refeição e mantém os níveis de açúcar no sangue e insulina. Além disso, os ovos podem ser consumidos à tarde no almoço, em lanches intermediários e no período da noite.

O arroz com feijão é uma combinação clássica da comida brasileira, fazendo parte do almoço e do jantar de muitas famílias.

Carboidrato antes de dormir faz bem
Se você priorizar os carboidratos complexos que são ricos em fibras, como alimentos integrais, esses também podem ser aliados da qualidade do seu sono.

Como montar um prato saudável? Divida o prato em três partes, sendo 50% para os vegetais (legumes e saladas). Coloque também carne, frango, peixe ou ovos, feijão ou grão-de-bico e garanta 25% de proteínas. Por último, 25% de carboidratos como batata, batata-doce e mandioca.

No entanto, consumir alimentos refinados, como pães, doces e fast-foods, em excesso e com frequência, especialmente à noite, pode levar a um desequilíbrio no metabolismo dos carboidratos, já que nesse horário a produção de insulina não é tão eficiente quanto pela manhã.

Jantar saudável
Grão-de-bico com legumes; Frango desfiado com salada de quinoa; Sopa de legumes ou caldo verde; Canja (pode-se optar por usar o arroz integral no preparo, devido às fibras).

Queijos: assim como o leite, também são fontes de triptofano e melatonina. Uma fatia pequena de queijo branco ajudará a controlar seu apetite e ainda irá colaborar para uma boa noite de sono. Vá de ricota, cottage ou queijo minas frescal. Aveia: a vitamina B6 presente nesse cereal potencializa a ação do triptofano.

Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, mas pode causar má digestão, azia e refluxo, se consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir.