Quais são os alimentos que inflamam o corpo?

Perguntado por: tpeixoto4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Conheça os alimentos inflamatórios

  • Carne vermelha. Por ter proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, a carne vermelha, quando ingerida em excesso, induz o fígado a produzir uma substância que causa inflamação nas artérias. ...
  • Ultraprocessados. ...
  • Açúcar. ...
  • Gorduras trans. ...
  • Frituras. ...
  • Vegetais de folhas verde-escura.

Estudos científicos demonstram que o leite não é intrinsecamente inflamatório e pode até ter propriedades anti-inflamatórias devido a compostos bioativos presentes. No entanto, é necessário considerar condições individuais, como APLV e intolerância à lactose, em que a restrição do leite pode ser necessária.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

Laranja, abacaxi, limão e acerola são excelentes anti-inflamatórios. Ricos em vitaminas B e C, eles diminuem os danos nas células que podem causar inflamações.

Nozes: amêndoas, amendoim, nozes e castanha-do-pará; Probióticos: iogurte natural, kombucha e kefir; Legumes: brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, alface, repolho, cenoura e tomate; Óleos vegetais: azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de linhaça.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar que o seu corpo está inflamado:

  1. Dor crônica. A dor crônica é uma das principais indicações de inflamação crônica. ...
  2. Fadiga. Fadiga é outro sinal comum de inflamação. ...
  3. Problemas digestivos. ...
  4. Pele irritada. ...
  5. Ganho de peso. ...
  6. Dieta anti-inflamatória. ...
  7. Exercício físico.

O sentimento frequente de cansaço ou aquele desânimo para encarar as tarefas comuns do dia a dia podem ser sinais de um corpo inflamado, sabia? Insônia, mal-estar, espinhas e falta de apetite também estão entre os principais sintomas.

Quando você come alimentos ricos em açúcar, seu corpo simplesmente não consegue processá-lo rápido o suficiente. Como resultado, ele libera mensageiros pró-inflamatórios chamados citocinas, que podem danificar seu sistema imunológico e levar a problemas causados pelo excesso de açúcar no sangue.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Como a inflamação pode levar a infecções frequentes, fadiga, dor e problemas digestivos, é aconselhado reduzir a ingestão do café se perceber essas complicações. Além disso, tomar muito café por achar que ele pode melhorar a inflamação não vale a pena.

Os resultados mostraram que a vitamina E inibe o processo inflamatório de doenças como diabetes e arteriosclerose. A pesquisa aponta, no entanto, que a administração de uma dosagem mais alta, mas abaixo do limite de toxicidade, tem como conseqüência a piora do quadro clínico.

Frutas e verduras são alimentos anti-inflamatórios
Já no caso das verduras, espinafre, couve, acelga, brócolis, repolho, couve-flor, cenoura e beterraba são exemplos que possuem esse efeito. Algumas sementes e frutos secos também possuem ômega-3.

Alguns médicos preferem o uso de analgésicos no tratamento de dores e febre, como a dipirona e o paracetamol, no lugar de anti-inflamatórios.