O que é melhor para o corpo Pilates ou Yoga?

Perguntado por: icastro4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Por exemplo, se o seu intuito é ter momentos de relaxamento para melhorar a concentração e a respiração, talvez a yoga seja a opção mais indicada. Por outro lado, o pilates é recomendado para quem deseja tonificar certas regiões do corpo, melhorar o alongamento e alinhar a postura e o equilíbrio.

Dependendo da forma como é praticado e ministrado durante as aulas, o pilates pode ser um gasto energético considerável. Em alguns meses praticando pilates já é possível notar algumas mudanças no corpo, como fortalecimento dos músculos, um estreitamento da cintura e uma modelação do glúteo.

Se o objetivo é perder peso, o Pilates pode ser a resposta, pois ajudará a queimar mais calorias. Ao mesmo tempo, a ioga também pode ajudar a queimar calorias. Para conseguir isso, escolha uma aula de ioga que ofereça poses e movimentos mais exigentes fisicamente.

Enquanto o Pilates prioriza o corpo saudável e a boa forma, o objetivo da Yoga é a conexão do corpo e da mente. A Yoga é mais indicada para quem busca a sensação de bem-estar, o equilíbrio e a redução de estresse. O Pilates, para quem busca o fortalecimento dos músculos e o trabalho da postura.

O Pilates não é focado exclusivamente no ganho de massa muscular. A modalidade trabalha com aspectos que melhoram a qualidade de vida de forma geral. Além disso, ele também trabalha com o fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio do corpo. Isso torna o ganho de massa muscular mais lento comparado à musculação.

Benefícios do Pilates
Com esse ganho de massa muscular o seu corpo ficará cada vez mais definido, mas é preciso entender que por mais que o Pilates consiga fazer o praticante perder peso e ficar com o corpo mais definido, ele por si só não fará todo o milagre.

Os benefícios do Pilates podem ser notados em muito menos tempo do que ocorre na maioria das atividades físicas, em geral o Pilates define o corpo em cerca de três meses.

Através do pilates, você pode conseguir emagrecer. Para isso, o seu personal trainer ou educador físico precisa te passar um método com um grande repertório de exercícios que envolvam os vários sistemas corporais ao mesmo tempo, como o musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e hormonal.

A prática de quatro vezes por semana foi recomendada pelo próprio Joseph Pilates em seu livro.

No geral, 2 a 3 vezes por semana já é suficiente para você ver resultados. Se estiver iniciando com a pratica de 10 a 12 semanas, se alcança o nível médio. Contudo, praticar somente uma vez por semana também traz resultados, embora, possa estender o tempo para se ter os benefícios do Pilates.

Diversos estudos mostram benefícios do pilates para a saúde, que vão desde melhorar a resistência e flexibilidade muscular, reduzir a dor crônica e diminuir a ansiedade e a depressão. O Pilates não é um exercício de alta intensidade, por isso, não proporciona um alto gasto calórico.

A prática do yoga acelera o metabolismo, diminui estresse e ansiedade, regula o sono, controla o nível de açúcar no sangue e evita a compulsão alimentar. Tudo isso permite emagrecer sem esforço e em pouco tempo.

Em conjunto a uma alimentação saudável, a prática da yoga pode auxiliar no processo de emagrecimento. Ao ajudar na redução do estresse e da ansiedade, fortalecer a musculatura, o alongamento e a flexibilidade e melhorar a qualidade do sono, a yoga pode ser uma aliada na busca pela perda de peso.

É possível obter ganhos e benefícios em força muscular, flexibilidade, equilíbrio e postura, pois os exercícios são feitos com diferentes demandas posturais, de carga, de uso do corpo durante sua execução e de instabilidade da superfície.

Pilates e musculação: uma combinação perfeita
Isso porque trabalhar flexibilidade, concentração e respiração aumenta a consciência corporal para a prática de musculação. Ao mesmo tempo que o fortalecimento muscular que a musculação trabalha ajuda na manutenção postural para a execução dos exercícios de Pilates.