Qual é a diferença entre Yoga e Pilates?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Enquanto o Pilates prioriza o corpo saudável e a boa forma, o objetivo da Yoga é a conexão do corpo e da mente. A Yoga é mais indicada para quem busca a sensação de bem-estar, o equilíbrio e a redução de estresse. O Pilates, para quem busca o fortalecimento dos músculos e o trabalho da postura.

Por exemplo, se o seu intuito é ter momentos de relaxamento para melhorar a concentração e a respiração, talvez a yoga seja a opção mais indicada. Por outro lado, o pilates é recomendado para quem deseja tonificar certas regiões do corpo, melhorar o alongamento e alinhar a postura e o equilíbrio.

Especialistas dizem que a ioga pode queimar até 600 calorias, enquanto o pilates não chega a 200.

Os benefícios do Pilates e Yoga

  • Aumento da força e flexibilidade.
  • Desbloqueio de energia.
  • Alongamentos profundos.
  • Maior consciência do corpo e da mente.
  • Redução do estresse e da tensão.
  • Melhor controle da respiração que nutrem mais o corpo e a mente.
  • Acalma a mente e prepara o corpo para meditação.

As semelhanças entre Yoga e Pilates
As suas modalidades podem ser praticadas com o auxílio de um tapete apropriado. Ambas as práticas trabalham a musculatura e a flexibilidade ao mesmo tempo e, para isso, exigem muita concentração e controle.

A prática do yoga acelera o metabolismo, diminui estresse e ansiedade, regula o sono, controla o nível de açúcar no sangue e evita a compulsão alimentar. Tudo isso permite emagrecer sem esforço e em pouco tempo.

Através do pilates, você pode conseguir emagrecer. Para isso, o seu personal trainer ou educador físico precisa te passar um método com um grande repertório de exercícios que envolvam os vários sistemas corporais ao mesmo tempo, como o musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e hormonal.

A prática de quatro vezes por semana foi recomendada pelo próprio Joseph Pilates em seu livro.

O Pilates é indicado para todas as pessoas que quiserem promover o alinhamento postural, prevenir problemas musculoesqueléticos e praticar um tipo de atividade física de baixo impacto.

Dependendo da forma como é praticado e ministrado durante as aulas, o pilates pode ser um gasto energético considerável. Em alguns meses praticando pilates já é possível notar algumas mudanças no corpo, como fortalecimento dos músculos, um estreitamento da cintura e uma modelação do glúteo.

Quais são os benefícios de saúde do pilates? Os praticantes dizem que o pilates regular pode melhorar a postura, tônus ​​muscular, equilíbrio e mobilidade das articulações, além de aliviar o estresse e a tensão.

Por meio dos movimentos, é possível desenvolver vários grupos musculares, alongar as articulações, melhorar a respiração e aliviar tensão e dores nas costas. Então, se você se pergunta para que serve o pilates, a resposta é simples: para melhorar seu bem-estar.