Pode comer antes de fazer Pilates?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Como os exercícios do Pilates trabalham a respiração e a região abdominal, qualquer refeição deve ser feita de quarenta minutos a uma hora antes do treino. Obedecer a esse período dá tempo para ser feita a digestão e assim evitar um mal-estar, congestão e desconfortos abdominais.

Preparando o corpo para a prática de pilates
Os alimentos devem ser ingeridos cerca de 40 minutos a uma hora antes do exercício, para dar tempo da digestão acontecer e evitar mal-estar, congestão e desconfortos abdominais.

Exercícios em jejum
Se você costuma acordar cedo e ir treinar em jejum, cuidado! Fazer isso sem nenhum tipo de acompanhamento de nutricionista, com a falsa expectativa de queimar calorias rapidamente é uma ideia equivocada que pode prejudicar a saúde se não tomar os devidos cuidados.

Antes das aulas, devemos evitar alimentos gordurosos, fontes de fibras, grandes refeições e excesso de líquidos pois estes alimentos provocam uma digestão mais lenta, ou seja, ficam por mais tempo no nosso estômago, nos trazendo desconfortos gastrointestinais durante a execução dos movimentos do Pilates.

À tarde e à noite, os músculos estão mais ”soltos”, o que facilita a prática de atividades físicas. Por outro lado, fazer exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Isso porque, nesse período do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite.

Por exemplo, durante a manhã as frutas, sucos, iogurtes com granola e tapioca são opções nutritivas e saborosas, que irão garantir o nível de energia necessário para praticar Pilates.

O ideal é consumir os que têm uma liberação mais lenta de glicose no sangue, como pão integral, arroz integral, beterraba, aveia, castanhas ou outras como, frutas secas, frutas, entre outros.

Pilates cairia no último. Mas enquanto você verá os benefícios de fazer Pilates uma ou duas vezes por semana, os especialistas em exercícios concordam que o ideal é três vezes por semana. Esse é o “ponto ideal”, segundo Samper.

A prática de quatro vezes por semana foi recomendada pelo próprio Joseph Pilates em seu livro.

A frequência ideal para os exercícios do método Pilates é de 3 vezes por semana, assim você pode deixar seu corpo descansar e ainda manter o estímulo em uma boa frequência de exercícios semanais.

Dependendo da forma como é praticado e ministrado durante as aulas, o pilates pode ser um gasto energético considerável. Em alguns meses praticando pilates já é possível notar algumas mudanças no corpo, como fortalecimento dos músculos, um estreitamento da cintura e uma modelação do glúteo.

Depois das aulas, o aluno deve ingerir também alimentos ricos em carboidratos, como massas integrais, arroz ou pães leves.

Para praticar Pilates não é necessário nenhum tipo de vestimenta especial, entretanto, é extremamente importante utilizar roupas confortáveis e práticas, que não atrapalhem a execução dos exercícios.