Pode substituir Academia por Pilates?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Minha resposta sempre é a mesma: sim, mas existem diferenças entre os dois. No pilates, há definição corporal e ganho de massa magra igual na musculação, porém conseguimos trabalhar os músculos separadamente, de forma isolada.

Principal ganho de cada um
Todavia, para escolher entre pilates ou musculação, tenha em mente que o principal ganho da musculação é oferecer mais resistência e hipertrofia, já o pilates promove tranquilidade, equilíbrio, concentração, melhora da postura e respiração.

No entanto, as duas trabalham com objetivos distintos e não é possível pensar que uma pode substituir a outra. O Pilates, por exemplo, consegue melhorar a postura, aliviar dores musculares e até tratar patologias. Já a musculação facilita o ganho de massa magra em um período de tempo menor.

O Pilates, por sua vez, tem como objetivo o reequilíbrio muscular, a melhora da postura e a definição dos músculos sem hipertrofia e sem sobrecarga articular. Você obtém definição muscular no Pilates, mas não tão depressa e com tanto volume quanto na musculação.

Pilates cairia no último. Mas enquanto você verá os benefícios de fazer Pilates uma ou duas vezes por semana, os especialistas em exercícios concordam que o ideal é três vezes por semana. Esse é o “ponto ideal”, segundo Samper.

Em resumo, se você estiver procurando trabalhar principalmente precisão no trabalho de força, fluidez, flexibilidade e equilíbrio, o Pilates pode ser a melhor opção para você. Já se você estiver procurando uma variedade de exercícios e aulas de grupo, uma academia pode ser uma boa escolha.

Estes são exemplos de quando não se deve fazer Pilates sem modificar os exercícios de acordo com a patologia:

  1. Osteoporose e osteopenia. ...
  2. Hérnias e outros problemas de coluna. ...
  3. Artrose e dores articulares graves. ...
  4. Pós-cirurgia. ...
  5. Lesão e dor agudas. ...
  6. Doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes. ...
  7. Gravidez.

O Método Pilates possui diversas vantagens, pois pode ser praticado por qualquer pessoa, de duas a três vezes por semana. Para aqueles que praticam o Método regularmente, os resultados começarão a aparecer com cerca de um mês e meio, porém, eles ainda não serão resultados estéticos e sim para a saúde.

Pilates não tem como foco emagrecimento nem desenvolvimento de musculatura. O pilates é mais indicado para quem já está no peso ideal e deseja apenas tonificar os músculos ou manter uma prática que vise a melhora geral da saúde, equilíbrio, flexibilidade, resistência e/ou tratar alguma doença postural.

A resposta curta é: sim, o pilates emagrece! O pilates á uma prática de atividade física que trabalha com todo o corpo e que tem como finalidade alongar e tonificar os músculos. Como consequência, ele ajuda a combater dores, melhorar a postura, aumentar a sua força e, até mesmo, emagrecer.

Benefícios do Pilates
Com esse ganho de massa muscular o seu corpo ficará cada vez mais definido, mas é preciso entender que por mais que o Pilates consiga fazer o praticante perder peso e ficar com o corpo mais definido, ele por si só não fará todo o milagre.

É possível obter ganhos e benefícios em força muscular, flexibilidade, equilíbrio e postura, pois os exercícios são feitos com diferentes demandas posturais, de carga, de uso do corpo durante sua execução e de instabilidade da superfície.