Quem faz musculação pode comer macarronada?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Apesar de ser considerado por muitos um alimento “proibido”, o macarrão pode ser um grande aliado da nutrição esportiva. Os benefícios de incluir uma macarronada como pré-treino vão desde uma fácil digestão até o seu baixo custo, além de ser uma delícia.

De acordo com Livia Tanizaki, nutricionista da Vitat, para quem gosta, o macarrão pode ser um aliado para construir músculos. No entanto, ela lembra que o ideal é combinar o carboidrato com uma fonte de proteína (de origem animal ou vegetal) para manter o equilíbrio dos macronutrientes fornecidos na refeição.

Macarrão com molho bolonhesa
Ótima opção para repor as energias de quem passou por longos treinos, especialmente os de corrida. A combinação do carboidrato da massa com a proteína da carne moída é perfeita para garantir que a musculatura tenha matéria-prima suficiente para se regenerar.

Um excelente pós-treino!
O tomate ajuda na recuperação muscular, graças à presença do licopeno, que ajuda a evitar e combater inflamações, tanto nos músculos quanto nos órgãos.

De acordo com a nutricionista, o macarrão se torna um alimento calórico somente quando é utilizado em excesso ou com acompanhamentos gordurosos. Se respeitado o porcionamento de 80g de macarrão cru por pessoa e escolher o molho correto, ele pode ser utilizado inclusive em dietas para perda ou controle de peso.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

Quanto e quando consumir: 1 xícara (chá) de macarrão integral cozido, duas ou três vezes por semana. Até os músculos pedem água.

Tanto o carboidrato quanto a proteína são essenciais para quem busca aumentar os músculos. Desse modo, o arroz branco e o whey constituem boas fontes desses nutrientes, respectivamente. Contudo, a nutricionista Inarí Ciccone afirma que não há a necessidade de bater os dois para crescer.

"Comer um macarrão bem preparado de duas a três vezes por semana não faz mal. Basta que o prato seja balanceado com outros tipos de alimento", conclui. Quanto mais jovem a pessoa é, melhor a digestão da massa.

Dicas para o macarrão não pesar na dieta
Evite os molhos prontos. Prefira o molho caseiro feito com tomate, cebola, alho, manjericão e etc. Uma opção é acrescentar proteína ao molho como o frango desfiado ou a carne moída.

A quantidade ideal de carboidrato (massas, cereais, pães) é de 6 a 11 porções por dia. Cada 100 gramas de macarrão cozido apresenta uma quantidade de calorias relativamente baixa, cerca de 110 kcal (macarrão de sêmola) e 96 kcal (macarrão com ovos), sem molho.