Em que ano o macarrão chegou no Brasil?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

No Brasil, o macarrão chegou junto com a imigração italiana, na segunda metade do século XIX.

No Brasil, o macarrão chegou com os imigrantes que vinham da Itália no século 19 e logo se popularizou tanto pela praticidade quanto pelo baixo custo.

No Brasil, a introdução do macarrão coube aos imigrantes italianos, que chegavam principalmente na região Sul no século XIX. O prato fez sucesso no Brasil, tanto por ser barato quanto por ser de fácil preparo.

por volta de 2500 a.C.

Alguns historiadores contam que o macarrão começou a ser produzido por volta de 2500 a.C., quando o homem agrícola descobriu que era capaz de moer cereais e misturar com água, para obter uma pasta que era cozida ou assada. Uma das versões mais adotadas é a que atribui a origem do macarrão aos chineses.

Como muitas outras coisas, a macarronada chegou aqui no Brasil através dos imigrantes. Na segunda metade do século XIX, quando começaram a vir imigrantes italianos, a macarronada ficou conhecida nas fazendas. Muitas destas famílias faziam as massas para vender aos senhores e senhoras das fazendas.

italiano

De acordo com historiadores, o macarrão é mesmo italiano, e surgiu na ilha da Sicília 100 anos antes de Marco Polo. Os sicilianos moíam o trigo e o misturavam com água e vinho branco, dando origem ao “maccaruni”. O prato começou a ser difundido para o resto da Itália quase na mesma época da chegada de Marco Polo.

Itália

A Itália lidera o ranking, seguida pelos Estados Unidos. No país europeu, as massas são tão populares que é possível encontrar mais de 500 tipos diferentes.

Apesar de tantas versões, é fato que os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo: inventores de 500 variedades de tipos e formatos, a partir do séc XIII.

A palavra “Macarrão” vem do grego “Makària”, que data há cerca de 25 séculos e significa caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e por cereais. A palavra “pasta” (massa para os italianos e a mais utilizada em vários países para se referir ao macarrão) vem do grego “Pastillos”.

Primeiros marcos da história da pizza
Mas uma massa assada com diferentes toppings já era encontrada pelo mundo desde aquela época. Entretanto, foi em Nápoles que a primeira pizza de verdade foi preparada, nos anos de 1600.

Itália

Com variedades de nomes, uma massa assada com diferentes toppings - semelhante à pizza que conhecemos hoje - já era encontrada pelos países do Leste Europeu. Entretanto, foi no sul da Itália, na cidade de Nápoles, que a primeira pizza de verdade foi preparada, por volta de 1600.

italianos

A Itália é a maior referência à preparação e consumo de massas no mundo. A divulgação deste prato foi feita através dos italianos ou por vários turistas que visitam diariamente o país.

Itália

Apesar do que a maioria pensa, a pizza não nasceu na Itália. Ela surgiu com os egípcios, que desenvolveram uma massa bem fina e de forma circular chamada de pão de Abrahão ou simplesmente piscea, palavra que deu origem ao nome que conhecemos hoje.

Dentre os quarenta formatos comercializados no país, o espaguete se destaca como o mais querido, com 57% da preferência.