Quantos anos tem a Macarronada Italiana?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

"A Macarronada Italiana nasceu em Balneário Camboriú em 1960.

Librizzi

Assim é conhecida o Macarronada Italiana, restaurante da família Librizzi, que tem operação em Florianópolis desde 1979. Conversamos com Ezio, italiano da região norte do país, que fundou e comanda o espaço considerado referência na gastronomia até hoje.

De acordo com historiadores, o macarrão é mesmo italiano, e surgiu na ilha da Sicília 100 anos antes de Marco Polo. Os sicilianos moíam o trigo e o misturavam com água e vinho branco, dando origem ao “maccaruni”. O prato começou a ser difundido para o resto da Itália quase na mesma época da chegada de Marco Polo.

Embora seja muito associado à Itália – “terras das massas” –, sua origem, no entanto, é incerta. Porém, algumas das versões mais “asseguradas” de sua origem é a de que o mercador veneziano Marco Polo levou a criação culinária da China ao ocidente, após uma viagem ao país asiático no século XIII.

2500 a.C.

Alguns historiadores contam que o macarrão começou a ser produzido por volta de 2500 a.C., quando o homem agrícola descobriu que era capaz de moer cereais e misturar com água, para obter uma pasta que era cozida ou assada. Uma das versões mais adotadas é a que atribui a origem do macarrão aos chineses.

Spaghetti é o diminutivo de “spago”, que em italiano significa “barbante”. Ele recebeu esse nome por seu formato cilíndrico, longo e fino. A partir daí, foram surgindo diversos tipos de derivações, com base no seu diâmetro, como spaghettoni, capellini e spaghettini.

maccheroni

Macarrão (em italiano plural: maccheroni, singular: maccherone) é um tipo de massa alimentícia com o formato de tubos curtos, em que se incluem os penne e os cotovelos.

No Brasil, o macarrão chegou com os imigrantes que vinham da Itália no século 19 e logo se popularizou tanto pela praticidade quanto pelo baixo custo.

Primeiros marcos da história da pizza
Mas uma massa assada com diferentes toppings já era encontrada pelo mundo desde aquela época. Entretanto, foi em Nápoles que a primeira pizza de verdade foi preparada, nos anos de 1600.

Você sabia que o macarrão foi inventado pelos chineses? O tradicional macarrão ficou famoso mundialmente pelos pratos italianos, mas o que muita gente não sabe é que ele foi inventado pelos chineses! Registros mostram que o macarrão foi criado pelos chineses há cerca de 4 mil anos.

Itrion, itrium, itriyya. Levando em consideração as descrições dos pratos acima, a versão mais aceita pelos historiadores é a do alimento árabe que foi levado para a Sicília no século IX d.C., quando eles conquistaram a maior ilha italiana.

A importância da cultura do “macarrão” na Itália
Sem dúvida, a massa pode servir de base a inúmeras criações, e assim se tornou o símbolo da identidade italiana, reconhecida como tal em todo o mundo, além de ser um sucesso universal. A Itália é a maior referência à preparação e consumo de massas no mundo.

MILÃO - Na imaginação popular, a Itália é um país de tomates maduros, massas frescas, azeite e outros itens básicos da dieta mediterrânea. Na prática, italianos cada vez mais corpulentos — especialmente as crianças — estão unidos por uma fome insaciável de lanches.

A palavra “Macarrão” vem do grego “Makària”, que data há cerca de 25 séculos e significa caldo de carne enriquecido por pelotinhas de farinha de trigo e por cereais. A palavra “pasta” (massa para os italianos e a mais utilizada em vários países para se referir ao macarrão) vem do grego “Pastillos”.

Itália

Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como "loseyns" (lê-se lasan), comido na corte do Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

Ricardo II da

Apesar de acreditarmos que a famosa lasanha seja de origem italiana, existem evidências de que na corte do Rei Ricardo II da Inglaterra (que reinou no século XIV) existia um prato chamado “loseyns” (lê-se lasan) cuja receita foi publicada no primeiro livro de receitas da Inglaterra.