Qual é o país que mais consome macarrão no mundo?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Itália lidera o ranking, seguida pelos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, Norte e o Nordeste formam a macrorregião que mais consome macarrão no Brasil, com 38,2% do volume total (1,208 milhão de toneladas) consumido em 2017, o que corresponde a 461,8 mil toneladas. Lá, o alimento está presente em 99,8% dos lares.

Alguns historiadores contam que o macarrão começou a ser produzido por volta de 2500 a.C., quando o homem agrícola descobriu que era capaz de moer cereais e misturar com água, para obter uma pasta que era cozida ou assada. Uma das versões mais adotadas é a que atribui a origem do macarrão aos chineses.

Dentre os quarenta formatos comercializados no país, o espaguete se destaca como o mais querido, com 57% da preferência.

Embora seja muito associado à Itália – “terras das massas” –, sua origem, no entanto, é incerta. Porém, algumas das versões mais “asseguradas” de sua origem é a de que o mercador veneziano Marco Polo levou a criação culinária da China ao ocidente, após uma viagem ao país asiático no século XIII.

Mercado brasileiro do espaguete
O consumo de espaguetes no Brasil é alto. Esse é o tipo de macarrão líder entre os diversos outros cortes.

Especialista na área de técnica dietética, que contempla cozinha e preparações, ela também destaca que o arroz rende mais que o macarrão. Segundo ela, um saco de um quilo de arroz, bem preparado, rende na panela pelo menos 2kg. Se for um arroz do tipo 1, chega a virar 2,5kg após o preparo.

No Brasil, a introdução do macarrão coube aos imigrantes italianos, que chegavam principalmente na região Sul no século XIX. O prato fez sucesso no Brasil, tanto por ser barato quanto por ser de fácil preparo.

Spaghetti é o diminutivo de “spago”, que em italiano significa “barbante”. Ele recebeu esse nome por seu formato cilíndrico, longo e fino. A partir daí, foram surgindo diversos tipos de derivações, com base no seu diâmetro, como spaghettoni, capellini e spaghettini.

Em alguns países ele também é chamado de lámen. Conforme explica a Rádio China Internacional, “No norte da China, o macarrão (Miantiao em chinês) é servido como comida principal.

Entre os tipos mais consumidos, estão espaguete, fusilli e rigatoni.