Qual é a origem da Polenta?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

E hoje, vamos falar da polenta, uma paixão que atravessa gerações! A polenta é um alimento típico da Itália. Produzida à base de farinha de milho, a polenta era consumida pelas famílias de classes mais baixas. Nos tempos de crise, era uma substituta para pães e sopas, como prato principal à mesa.

A polenta é uma receita popular da região Sul, especialmente do Estado do Paraná. Mas é um prato consumido por todo o Brasil. Sua origem remonta o século XIX, quando os imigrantes italianos chegaram ao Brasil. A polenta feita no sul é considerada uma das mais autênticas polentas italianas.

Itália

A origem da polenta se deu na região norte da Itália, onde ela era feita com base em cereais, como a farinha de aveia e o trigo, e constituía a base alimentar da população. Com a chegada dos espanhóis ao Caribe em 1492, o milho foi introduzido na Europa.

De origem latina, a palavra polenta deriva de “pollen”, que significa flor de farinha.

É muito simples desqualificar qualquer uma dessas versões: polenta é feita de farinha de milho, e a Europa só conheceu o milho depois que Cristóvão Colombo descobriu a América, se encantou com os grãos dourados e os levou para a Itália. Ponto. A polenta nasceu na Itália entre os séculos XVI e XVII.

Significado de Polenta
substantivo feminino Papa feita com farinha de milho. O mesmo que angu.

Alimento pastoso, feito à base de fubá de milho ao qual se pode também juntar manteiga e/ou queijo. [F.: Do it.

Origem do bolo de fubá
Essa receita feita com farinha de milho – o fubá – foi criada durante o Brasil Colonial, como uma alternativa mais barata aos bolos feitos com a cara farinha de trigo importada de Portugal. E foram os portugueses desse período que popularizaram os pratos à base desse cereal.

Polenta ou angú
Polenta e angú são confundidos, porém há diferenças nos ingredientes. Na polenta, é usada farinha de milho, e no angú é utilizada a farinha de mandioca. Em algumas partes do Nordeste, no entanto, os dois pratos são chamados de angú. A receita é feita com farinha de milho, água, manteiga e sal.

A palavra fubá foi herdada dos povos africanos, que foram trazidos a força pela escravidão brasileira, em português ela é traduzida como “farinha”. Em terras brasileiras, o fubá se refere a farinha de milho, produzida a partir da moagem dos grãos do cereal.

Já a polenta também é considerada um alimento bastante nutritivo, quando servida na versão que é apenas cozida e fica cremosa. Essa preparação possui ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e vitaminas, além de fibras e proteínas.

Tem muita gente que fala que angu e polenta, são a mesma coisa, mas não são, apesar de, hoje nos dois pratos, o protagonista ser o milho. Simplificando, o angu é feito de fubá, e a polenta, de farinha de milho de granulometria mais grossa, mas também pode ser feita de trigo ou aveia.