Quem está com diarreia pode comer ovo?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...

Porém, a médica explica que o ideal é preparar o ovo com pouca gordura para não agravar a condição. Por isso, o melhor é evitar receitas como omelete ou ovo frito por serem muito gordurosos.

Como dito acima, isso inclui os gordurosos, apimentados, as frituras, os doces, entre outros. Alguns desses alimentos são considerados laxantes ou laxativos, porque aumentam a atividade do intestino, a quantidade de fezes e estimulando o peristaltismo intestinal (ligado à movimentação dos alimentos pelo intestino).

Evitar alimentos integrais (pães, biscoitos, arroz, bolos, frutas laxantes e vegetais crus) pois são ricos em fibra e vão contribuir para a diarreia; Evitar temperos e condimentos; Caldos, molhos e extratos de carnes vermelhas (são ricos em purinas);

Arroz ou caldo de arroz.

Além do arroz branco, outros cereais que também têm poucas fibras e podem ser consumidos são fubá, pão branco, macarrão branco, torrada e bolacha de água e sal.

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

Os melhores chás para diarreia são feitos com macela, carqueja, pata-de-vaca, pitanga, quitoco, araçá, romã e cidreira. Daqui a pouco o Que bem que faz te ensina a preparar cada um deles; mas, antes, que tal aprender um pouco mais sobre diarreia, as suas causas e consequências?

Arroz, macarrão, semolina, fubá, água de arroz, amido de milho, cuscuz de tapioca, torrada, biscoito de amido de milho, bolacha de água e sal, pão francês; Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego);

Frutas verdes costumam estar entre as comidas que prendem o intestino. Afinal, antes do amadurecimento, elas tendem a apresentar maior concentração de tanino e fibras solúveis. A ingestão de banana verde, por exemplo, atrasa o trânsito intestinal, retardando a evacuação, ou diminuindo a diarreia.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Os tipos de amido mais utilizados nessa terapia têm sido de milho e de arroz. No tratamento da diarreia aguda, a substituição de SRO com glicose por solução com alto teor de amilase de amido de milho reduziu a duração da diarreia em 55% e reduziu significativamente o peso fecal após 12h.

– Sucos: limão, maçã cozida, caju, goiaba coado; – Carnes magras (sem gordura; frango e peixe, sem pele) assadas, grelhadas ou cozidas; – Tomate sem pele e sem sementes; – Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).