Quem está com a garganta inflamada pode lavar o cabelo?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Ao contrário da crença popular, lavar o cabelo não causa gripe e nem piora os sintomas do quadro dessa doença viral. Tomar um banho frio, por exemplo, pode causar desconforto na pessoa, mas não provocar a doença.

Na mesma linha de raciocínio, temos a ideia de que, quando se está gripado, é melhor não molhar os cabelos para não piorar os sintomas. Da mesma forma, muitas pessoas acreditam que assim você acaba pegando um resfriado. Mas isso também não é verdade.

Você pode tomar banho normalmente, lavar o cabelo normalmente, como você sempre faz gripada. Gripe é uma infecção causada por um vírus.

Alimentos que devem ser evitados e importância de um diagnóstico preciso. “Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Conforme aponta a médica, a orientação de repouso para pacientes com dor de garganta dependerá do seu estado geral. “Quando o paciente está mais comprometido no que diz respeito à doença que enfrenta, o repouso é sempre indicado para que seu organismo se recupere de forma mais rápida e adequada”.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Com as vias aéreas mais secas e congestionadas, ou até inflamadas, o corpo fica menos protegido de vírus e bactéria oportunistas, o que pode deixar o caminho livre para o desenvolvimento de uma infecção. Nesse caso, o mais indicado é, na verdade, um banho quente.

Alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados
Alimentos muito condimentados. Álcool. Cigarro. Cafeína.

Se você já tem seu atestado em mãos mas está com alguma doença infecciosa aguda (gripe, resfriado, virose, diarreia bacteriana, amigdalite, otite, conjuntivite, etc), você NÃO deve frequentar a piscina nos dias em que estiver doente.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

O cuidado com alimentação também precisa ser considerado. Isso porque, a inflamação pode causar um grande desconforto na hora de engolir as comidas e os líquidos. Evite comer alimentos quentes ou tomar muito gelado, para evitar complicações.

Evite beber álcool. A ideia de que o álcool "desinfeta" a garganta é, infelizmente, um mito! Na verdade, a ingestão de álcool vai causar mais irritação do que alívio da dor de garganta. Engula.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada.

Para o prato principal, purê de batata, mandioquinha, cenoura e abóbora são boas pedidas. Para a sobremesa, frutas como a maçã, pera e banana são as principais indicadas.