Quem era a deusa aserá na Bíblia?

Perguntado por: vinfante . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Asherah, a Deusa Cananéia, na mitologia ugarítica era conhecida como “Senhora do Mar”, a esposa de El, chefe do panteão dos Deuses.

“Ela era a mãe dos deuses e consorte do deus-supremo, El”, pontua ela. “Antigas inscrições hebraicas do século 8 a.C. a associam a Javé (nome que também foi adaptado do hebraico para "Jeová"), a divindade patrona do antigo reino de Israel e Judá.

Significado e Papel
Aserá é identificada como rainha consorte do deus sumério Anu e do deus ugarítico El, as mais antigas divindades de seus respectivos panteões, bem como era consorte de Javé, deus de Israel e Judá. Seu papel de consorte lhe rendeu um alto posto no panteão dos deuses ugaríticos.

Balaão conta que Betânia era sacerdotisa de Aserá​ em 'Os Dez Mandamentos'

Ashira aparecerá alguns capítulos depois do início da oitava temporada. Carol explica que a personagem não está na Bíblia, mas foi criada como um contraponto para outras tramas paralelas. Ela estará envolvida em problemas de abuso e contracenará com seu namorado na vida real, o ator Ricky Tavares.

“A Bíblia usa a palavra Asherah e a sua forma plural, asherim, várias vezes.

Baal é um deus pagão. Podem existir vários e o plural de Baal é Baalin (masculino). Dentre os diferentes tipos de Baal, há um introduzido em Israel por Acabe, o Baal-Melkart, há também o Baal-Zebube, cuja pronúncia era Belzebu, ou o príncipe dos demônios, etc.

Aser: Significa “feliz”, “abençoado”. Esse nome é a variante de Asher, que tem origem hebraica a partir do termo Aser, que significa “feliz”, “abençoado”. É categorizado como nome bíblico, na medida em que é citado na Escritura Sagrada com um dos 12 filhos de Jacó.

Elias explicou o desafio. Ele e os sacerdotes sacrificariam um bezerro no altar, mas eles próprios não acenderiam o fogo. Em vez disso, os sacerdotes teriam que orar a Baal para que ele acendesse o fogo. Depois, Elias oraria ao Senhor para acender o fogo.

O Baal era filho de Dagon, o deus das Sementeiras e renascia por vezes na primavera depois de morrer no outono, representando o ciclo da fertilidade sendo-lhe oferecidos por isso os primeiros frutos. Como estava associado à fecundidade era acompanhado normalmente pela deusa da sensualidade Astarte ou Astaroth (vd.

Em geral, as sacerdotisas prestavam culto a uma deusa, e os sacerdotes a um deus, no entanto, isso não era uma regra obrigatória. Os sacerdotes do Egito enfrentavam um longo processo de capacitação e podiam constituir famílias como qualquer outra pessoa.

Essas sacerdotisas eram encarregadas de realizar rituais de purificação, fazer sacrifícios específicos, cuidar do templo, interceder pelo rei, além de cantar canções à divindade ou dividir a cama com o deus.

Nimba

Trata-se de uma deusa Nimba, considerada a deusa da fertilidade, e produzida por afrodescendentes que viviam no Estado no século 18. A descoberta aconteceu por acaso. O comerciante e colecionador Getúlio Lima comprou a estátua de um pescador e a colocou para decorar sua sala.